As vantagens do Coaching nas nossas vidas

Afinal o que é o Coaching, esse estrangeirismo cada vez mais presente na nossa sociedade, do que se trata e o que engloba? Antes que aborde toda esta temática, apresento a história desta palavra inglesa, com origem húngara, e que sofreu uma intensificação do seu uso na universidade de Oxford, Inglaterra, em 1830.

Como surgiu esta palavra na Hungria? Ora, existe uma cidade chamada Kocs (os seus habitantes identificavam-se como sendo os kocsi), que durante o séc. XVI era conhecida por ser um ponto estratégico de transporte na europa central. Nessa mesma cidade começaram a ser produzidas carruagens modernas e sofisticadas, que trouxeram mais conforto aos viajantes, o que as tornou famosas e populares.

Rapidamente as carruagens começaram a ser chamadas de “kocsi szeker”, o que levou os ingleses a aproximarem a palavra, pela sua sonoridade e escrita, ao termo “coach”, ou seja, o primeiro significado desta palavra para os ingleses foi carruagem.

Mais tarde, em Oxford, no ano de 1830, a necessidade de identificar um termo mais informal, para caracterizar o processo do tutor/professor que acompanhava os alunos para os seus exames, levou à formação da palavra “Coaching” (do mesmo modo que a carruagem transportava os viajantes, também os tutores “transportavam” os alunos aos seus objetivos de estudo), tendo sido mais tarde associada ao mundo do desporto, o que na sua tradução leva-nos, mais comummente, à palavra “treinador”.

Ao longo do tempo o Coaching foi sendo associado e explorado por diferentes áreas, para além da área do desporto, tais como a psicologia, as ciências sociais ou humanas, o mundo dos negócios, mas também, mais recentemente a área de desenvolvimento pessoal (estando esta presente na maioria das áreas acima) e espiritual.

Mas afinal do que se trata? O que aborda e que vantagens agrega?

De uma forma simples (não simplória) o Coaching é todo o processo de identificação de competências e objetivos, é um método que ajuda e enriquece o percurso de vida de qualquer pessoa que queira melhorar, crescer, evoluir, se tornar melhor em toda a sua essência. O coach (o “orientador”, o “facilitador”) torna-se, no fundo, um guia que desperta no coachee (o orientado, a pessoa que “recebe” coaching) uma caminhada e um trabalho interno muito íntimo, que terá sempre uma responsabilidade pessoal agregada ao processo, que pertence inteiramente ao coachee.

A ética, o profissionalismo e a confidencialidade, são 3 bases necessárias e que estarão presentes no perfil do coach, que as incentivará em todo o processo de relacionamento com o coachee, oferecendo assim as melhores características para que o sucesso, a mudança e a partilha sejam construídas, para que a empatia e escuta ativa sejam elevadas.

O Coaching tem como abordagem a procura pela intensificação do foco, do encontro das potencialidades das pessoas, do alinhamento das estratégias que o coachee sente que são mais importantes para a sua evolução, melhoria e bem-estar, da tomada de consciência que dará os clicks necessários para que, quem está do outro lado, se sinta motivado, concretizado e no caminho certo (o seu, de acordo com as suas escolhas e livre-arbítrio).

As maiores vantagens acabam por ser a visível maximização dos resultados, nas empresas por exemplo, a melhoria na eficiência das tarefas, o encontro por uma vida mais organizada, filtrada, disciplinada e centrada num futuro pleno de objetivos, metas e transformações.  Com o tempo e trabalho estabelecidos, o coachee encontra-se, realiza-se, torna-se uma melhor pessoa, o que na ótica do coaching, é das melhores vantagens que pode ter e apresentar.

Para terminar reforço a importância nos dias de hoje do Coaching nas nossas vidas, do potencial que pode incorporar no nosso caminho e da sua versatilidade nas diferentes áreas da nossa sociedade e do perfil humano. O Coaching veio para ficar, irá sem dúvida mudar o nosso futuro e a forma como interagimos entre nós e acima de tudo (e o mais importante) como nos relacionados individualmente.

 

 

 

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia