Foi ao lado daquele que é considerado o mais antigo (e um dos maiores) castanheiro existente em Portugal que se celebrou, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore, em Moimenta da Beira. A data foi assinalada com várias centenas de crianças da comunidade escolar de Moimenta da Beira (incluindo as da AMAI e da Santa Casa), Alvite e Leomil.
O castanheiro terá uma idade entre os 1300 a 1600 anos, e é de dimensões gigantescas. O tronco tem 13 metros de perímetro (o que lhe dá um diâmetro médio de 4.15m), a copa 20 metros de diâmetro, e tem de altura máxima 15 metros. Encontra-se num terreno privado, perto da estrada que liga a povoação de Beira Valente a Leomil, no concelho de Moimenta da Beira. Pode ser encontrado nas seguintes coordenadas: N40°59’41.07″ W7°38’35.97″.
O restante programa, que se desenrolou durante o período da tarde, incluiu atividades à volta da poesia, entre elas dependurar pedaços de papel com poesia escrita em ramos de árvores plantadas em largos e praças de Moimenta da Beira, Leomil e Alvite. A Escola Profissional de Moimenta da Beira também comemorou a data no espaço da sua quinta.