O Académico de Viseu venceu , dia 19, em casa o Desportivo de Chaves por 2-1, em jogo da 12.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, com dois golos marcados nos minutos finais.
Roberto adiantou o Desportivo de Chaves ainda na primeira arte, aos 43 minutos, mas, sobre o fim, no espaço de três minutos, os beirões deram a volta ao resultado, com golos de Mathaus (85) e Carter (88), de grande penalidade.
Foi uma primeira parte com mais bola por parte dos comandados de Carlos Pinto, mas sem criarem grandes problemas aos viseenses e a marcarem na primeira vez que chegaram com perigo à área do Académico, com Roberto a finalizar, com classe, um cruzamento de Toro na direita.
Até ao golo, que aconteceu já na fase final da primeira parte, as melhores oportunidades tinham pertencido à equipa beirã, que logo aos seis minutos esteve perto do golo, com Bura a cortar um remate de João Vasco, em plena área, e que levava a direção da baliza de Paulo Vítor.
Aos 20 minuto, Ayongo voltou a testar atenção do guarda-redes do Desportivo de Chaves, que respondeu de forma atenta ao remate forte do avançado ganês.
No segundo tempo, o Académico de Viseu esteve perto do empate, aos 54 minutos, com Ayongo a não conseguir aproveitar uma saída em falso de Paulo Vítor, na sequência de um livre, e a rematar contra um defesa dos flavienses.
Em desvantagem no marcador, o técnico Pedro Duarte lançou no jogo Carter e André Carvalhas, e os viseenses aumentaram a pressão sobre a defesa flaviense, mas sem criarem claras oportunidades de golo.
Aos 85 minutos, Mathaus, na sequência de um canto, rematou rasteiro junto ao poste e restabeleceu a igualdade.
Moralizados pelo golo, os viseenses continuaram a carregar sobre a área contrária e viriam a chegar ao segundo golo, três minutos depois, com Carter a marcar de penálti, a castigar uma falta na área de Rafael Viegas sobre João Vasco.
Com o triunfo, os viseenses somam agora 11 pontos e deixaram, à condição, a zona de descida da classificação da II Liga, enquanto o Desportivo de Chaves mantém os 18 pontos com que chegou a esta 12.ª jornada, e pode ficar mais longe dos lugares da frente.
Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, Viseu.
Académico de Viseu – Desportivo de Chaves, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Roberto, 43 minutos.
1-1, Mathaus, 85.
2-1, Carter, 88 (grande penalidade).
Equipas:
– Académico de Viseu: Ricardo Fernandes, Joel (Carter, 59), João Pica, Mathaus, Jorge Miguel, Zimbabwe, Diogo Santos (André Carvalhas, 71), Paná (Puch, 80), Tiago Mesquita, João Vasco e Paul Ayongo.
(Suplentes: Janota, Fábio Santos, Puch, Carter, André Carvalhas, Yang Sena, Romy, Bondoso e Filipe).
Treinador: Pedro Duarte.
– Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, Rafael Viegas, Rocha, Bura, João Reis, Jonathan Toro (Luís Silva, 69), Nuno Coelho, Zé Tiago, Wellington, Batxi (João Correia, 58) e Roberto.
(Suplentes: Samu, Benny, Rapahel Guzzo, João Teixeira, Luís Silva, Kevin Pina, José Gomes, Nocilas e João Correia).
Treinador: Carlos Pinto.
Árbitro: Flávio Lima (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Santos (19), João Vasco (28), Roberto (60), Rafael Viegas (88) e Zé Tiago (90+2).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.