Férias

As férias são uma inovação mais ou menos recente e provavelmente das melhores que o homem já concebeu. É um direito a temos tempo para nós, família e amigos, sem estarmos submetidos à ditadura das horas, dos trajes.
Podemos considerá-las uma liberdade plena, apesar de nem sempre desfrutarmos delas integralmente.
Os trabalhadores dos países mais desenvolvidos da Europa são os que usufruem de um período maior de férias. Não é por acaso. Podemos enfatizar que o número de dias de férias é um barómetro para avaliar a satisfação das pessoas. As férias permitem a mobilidade dos cidadãos por diferentes realidades, quer seja no próprio país ou no estrangeiro.
Em férias, as rotinas quotidianas são alteradas, permitindo-nos um enriquecimento sociocultural que não é possível através da TV ou da internet – tão usuais nos dias de hoje. É neste período do ano que os problemas do dia-a-dia são relativizados e o sono é mais tranquilo e retemperador. O período das férias pode proporcionar-nos momentos de reflexão em relação a nós mesmo e aos que nos rodeiam, o que pode conduzir à criação de novas perspetivas e de decisões mais assertivas.
Muitas pessoas não conseguem viver as férias, ou seja, onde quer que estejam não conseguem desligar e relaxar e mantêm-se constantemente ocupadas. Inventam desculpas para essa sua atitude com a de “ter muito que fazer” ou não serem as férias de sonho. Na realidade, o que não conseguem é estar consigo próprias e muitas vezes a sua baixa autoestima e as suas frustrações são compensadas através desse sentimento anti férias.
A correria da vida atual e o «bombardeamento» de informação a que somos sujeitos todos os dias, não nos dão tempo para ler, pensar ou refletir. Atividades estas que todos precisamos de praticar, porque são intrínsecas ao Ser Humano, já que o diferencia dos outros animais. O que assistimos todos os dias é triste demais e quem nos (des)governa vive bem com isso! Quanto menos lermos, pensarmos e refletirmos, mais os poderes instalados nos manipulam.
Viver tantos meses em redes sociais enfadonhas, assistir a debates de comentadores de cartilha, levam-nos para situações de angústia, tristeza e injustiça como as que vivemos em Portugal nos tempos que correm.
As dificuldades económicas não ajudam a desfrutar das férias desejadas e merecidas, mas a solução passa por não criarmos grandes ilusões e tirar o melhor partido possível das que podemos ter. As férias devem fazer-nos sentir bem mas temos de estar disponíveis para tal. As férias são momentos de partilha, convívio e namoro, em que o tempo não se contabiliza e só o sol com a sua vitamina D nos importa.
Nas férias podemos recriar-nos e perceber melhor a nossa posição na sociedade, uma vez que saímos da monotonia e do embrutecimento. Daí a sua importância.
Goze bem as suas férias e aproveite para ler bons livros.
Texto de Vítor Santos ©
Autor do livro: “Educar o sonho”

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
2
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
3
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
4
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho