Teste para certificar e pôr a funcionar heliporto do hospital de Lamego em junho

O simulacro no heliporto do hospital de Lamego, para que possa receber a certificação da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e ser utilizado, está agendado para 02 de junho, anunciou a câmara daquela cidade.

“A ANAC já validou o processo de certificação do heliporto do Hospital de Lamego, estando agendada a realização do primeiro simulacro para o próximo dia 2 de junho”, para “testar os meios e os procedimentos de emergência”, afirma a autarquia numa nota hoje divulgada.

A Câmara Municipal de Lamego recorda, no documento, enviado à agência Lusa, que “este equipamento nunca foi utilizado, devido à ausência da respetiva certificação obrigatória”, o que levou o município a “exigir nos últimos anos, por diversas vezes, a sua abertura com caráter de urgência”.

“Estamos finalmente a ver a luz ao fundo do túnel em relação a este processo. Peca por tardia esta solução, que vai conduzir ao regular funcionamento do heliporto do Hospital de Lamego”, salienta o presidente da Câmara de Lamego.

O social-democrata Francisco Lopes considera “incompreensível que, depois de um investimento de 42 milhões de euros no novo Hospital, a população do Douro Sul esteja à espera, desde 2013, pela entrada do funcionamento completo desta infraestrutura”.

“Como diz o povo: mais vale tarde do que nunca”, reconhece, no entanto, o autarca, sublinhando que o município assumiu o pagamento da “renovação da formação específica dos Bombeiros de Lamego, dado que a certificação atual – que ainda não teve utilidade – caduca em setembro próximo”.

No passado dia 12 de abril, a presidente da ANAC, Tânia Cardoso Simões, esteve numa audição parlamentar, na comissão de saúde, na sequência de um requerimento, apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, sobre a falta de certificação do heliporto do Hospital de Lamego.

Na altura, a responsável disse que o hospital de Lamego poderia ser autorizado a usar o seu heliporto ainda em abril, caso a última documentação estivesse “em conformidade” e fosse testado o equipamento (avaliação agendado agora para junho).

“A documentação consolidada que estava em falta chegou ontem [11 de abril] ao fim da tarde, começou a ser analisada, mas não se trata de documentos que possam ser analisados entre o fim da tarde e hoje as 11:00 da manhã”, disse Tânia Cardoso Simões ao deputado social-democrata Hugo Maravilha, durante a audição parlamentar.

Em causa, esclareceu, estava a documentação que tem sido trocada entre a ANAC e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) – do qual faz parte o hospital de Lamego -, cuja última documentação chegou à ANAC na véspera da audição.

Nesse sentido, “se ao fim destas interações, essa documentação não tiver inconsistências e estiver de acordo com o que é necessário”, ficará apenas a faltar “o exercício à escala total, que visa testar os meios de emergência e os procedimentos de emergência, que é algo relativamente fácil de se fazer”, acrescentou.

“Falta uma inspeção da ANAC e a ANAC está disponível para a fazer com a maior brevidade”, concluiu.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
3
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
4
Académico_de_Viseu
Jorge Simão já não é treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

contas
investigação policia detido
CIM-Dao
Press 54
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho