I Liga / Benfica – Tondela

Declarações após o jogo entre Benfica e Tondela, da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Lisboa e que terminou com a vitória dos ‘encarnados’, por 2-1:

– Jorge Jesus (Treinador do Benfica): “Sabíamos que era um jogo difícil, mas complicou-se mais porque o único remate que o Tondela fez à baliza deu golo. Com o golo, a equipa do Tondela – com uma organização defensiva muito boa -, fechou-nos os corredores e a equipa sentiu essa dificuldade em entrar. Nos primeiros 45 minutos obrigámos muito a equipa do Tondela a correr atrás da bola e sabíamos que na última meia hora ou nos últimos 15 minutos iam ter dificuldades para nos acompanhar. Depois de conhecer o posicionamento do adversário, tentámos modificar na segunda parte com a entrada dos três jogadores e mudar a velocidade do jogo sem bola e não só. Foram uns 50 minutos muito fortes da equipa, sempre na tentativa de inverter o resultado e conseguimos. Foi uma vitória difícil, suada e parabéns à equipa, mas também aos adeptos, que foram fundamentais para a equipa não entrar em stress.

O que é importante para mim, como treinador do Benfica – e como treinador já com muitos anos de futebol -, é defender a minha equipa. O mês de agosto não foi 100% vitorioso, mas com sete vitórias e um empate, que soube a vitória. Todos são importantes e o que importa é o grupo. O Benfica está a fazer um grupo muito forte, com um compromisso muito bom.

É para isso [liderança da I Liga] que trabalhamos. Fizemos o pleno, trabalhámos durante este mês com muita intensidade e um compromisso muito grande de todos. Podes ser um grande treinador, ter grandes jogadores, mas, se não tiveres um grande compromisso, tens mais dificuldades. E o Benfica está a criá-lo. Não ganhámos nada no campeonato, ganhámos jogos.

[Sobre a conversa com os jogadores ao intervalo] Se acharem que ‘duras’ é falar com os jogadores… No futebol não há tempo de ter uma conversação de ‘por favor’. Aqui é rápido e com adrenalina. A intenção não é dar ‘duras’, é corrigir os erros e melhorar. Ao intervalo já falo com os jogadores com outra calma. Pedi para não ficarem nervosos por estarmos a perder 1-0.

O Roman [Yaremchuk] vai para os jogos da seleção da Ucrânia e para voltar tem o problema do isolamento [profilático]. Tivemos de o vacinar antes de ir. O que é que aconteceu? Adoeceu e não pôde jogar. Sobre o Vinicius, não há segredo nenhum: se há setor onde há excesso é nos pontas de lança. Vamos tentar libertá-lo, é quase o único que tem mercado, que tem clubes atrás dele. É um profissional espetacular e um jogador ao qual não dei tantas oportunidades como, se calhar, ele merecia, porque tem mercado e merece a melhor sorte do mundo num clube à dimensão dele.

Preferia estar a jogar [em vez de ter paragem para os jogos das seleções]. Hoje, os clube pagam e as seleções é que mandam… está tudo ao contrário. Preferia continuar a jogar, sabendo que as seleções também têm de jogar.

[Sobre o sorteio do grupo para a Liga dos Campeões] Não me incomoda nada, incomoda-me que tenhamos de ter capacidade. É com os melhores que a gente cresce e se valoriza. Vamos ver se estamos ao nível das equipas do Dínamo de Kiev, do Bayern Munique e do Barcelona”.

– Pako Ayestaran (Treinador do Tondela): “[Reviravolta] Creio que foi mais por mérito do Benfica. O Benfica acertou com as mudanças ao intervalo, introduziu mais velocidade e qualidade, sobretudo com o Rafa a jogar por dentro. Na nossa equipa começaram a ‘faltar pernas’ e ficámos muito atrás nos últimos 20 minutos; em qualquer situação, com a qualidade individual do Benfica, podia acontecer o golo. A velocidade da entrada do Benfica na segunda parte foi o momento chave do jogo. Creio que os objetivos que perseguíamos para este jogo, com exceção do resultado, foram alcançados.

Esperávamos que o Benfica jogasse com três centrais, mas não creio que o ‘4-4-2’ os prejudicou, creio que foi mais a falta de velocidade e o trabalho defensivo do Tondela. Houve mérito do Tondela no primeiro tempo.

[Sobre a aposta numa dupla de centrais muito jovem] Se tiver de decidir entre qualidade e experiência, fico pela qualidade. Estou muito contente com eles, [Eduardo Quaresma e Jota] são dois jogadores que estão a mostrar que podem ser bons centrais e que têm muito trabalho pela frente. Têm muitas possibilidades de chegar a um nível alto”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
3
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Cavaleiro_Joao_Araujo_Passo_Travado_maio2024
tondela
tondela
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela