Reintrodução do corço nas serras da Arada, Freita e Montemuro já soma mais de 100 animais

Abrangendo uma área superior a 20 mil hectares, correspondente às serras da Freita, Arada e Montemuro, o projeto de reintrodução do corço tem vindo a contribuir para o regresso de um cervídeo que habitou esta área há mais de 100 anos, para a sustentabilidade da paisagem e para a conservação do lobo-ibérico. Desde 2013, contam-se mais de 100 animais reintroduzidos de acordo com um projeto da ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo-Ibérico com acompanhamento científico e monitorização permanente da Universidade de Aveiro (UA).

 

Apesar de considerar cedo para medir o sucesso do projeto de reintrodução do corço nas serras da Arada, Freita e Montemuro, Carlos Fonseca, professor do Departamento de Biologia da UA e coordenador científico deste estudo, aponta alguns sinais promissores: há avistamentos regulares de corços e das suas crias pelas pessoas que habitam estas serras e há predação do corço pelo lobo-ibérico, comprovado em laboratório pela análise genética dos excrementos de lobo.

 

A escolha deste cervídeo para o projeto prende-se com o facto de se saber que o corço é uma presa preferencial deste predador de topo caraterístico da fauna nativa portuguesa, salienta o investigador. A fragilidade populacional das alcateias que habitam estas serras e o estatuto de “em perigo” do lobo-ibérico assim o exigiam, afirma.

 

“Uma das maiores ameaças à população lupina da região a Sul do Douro é a escassez e reduzida diversidade de presas selvagens. A reintrodução e/ou aumento das populações de ungulados selvagens para além de aumentar o número de presas disponíveis reduz os impactos nos efetivos pecuários e consequentemente o conflito com o Homem”. Esta explicação consta da página da ACHLI na Internet.

Cumpridas diretrizes da União Internacional para Conservação da Natureza

 

A Associação foi constituída por um grupo de empresas relacionadas com a implementação de projetos eólicos (Eólica da Cabreira, S.A., Eólica da Arada – Empreendimentos Eólicos da Serra da Arada, S.A. e Eólica de Montemuro, S.A.) e conta atualmente com 16 associados. Desenvolve vários projetos de conservação do habitat do lobo, em algumas regiões da área de distribuição desta espécie. A reintrodução de corço é uma das componentes do trabalho desenvolvido por esta associação em prol da conservação do lobo-ibérico.

 

O plano cumpre as diretrizes estabelecidas pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) neste tipo de situações, diz Rita Torres, investigadora do Departamento de Biologia da UA e coordenadora técnico-científica deste projeto. Inicialmente foi feita uma identificação de áreas mais favoráveis à reintrodução, ou seja, áreas que reuniam os requisitos ecológicos da espécie, facilitando o seu estabelecimento inicial e expansão natural. Foi feita também uma caraterização genética das populações de corço a nível nacional e ibérico, que forneceu informações importantes na tomada de decisão relativamente às populações que se iriam reintroduzir, evitando contactos que não ocorressem de forma natural (poluição genética) e de forma a preservar linhagens antigas. Realizaram-se sessões de sensibilização pública, com proprietários, gestores de caça, caçadores, população e entidades locais, pretendendo-se assim sensibilizar as populações para a reintrodução do corço e para a conservação do lobo ibérico. Todos os anos, desde 2013, e com base em protocolos específicos e detalhados são libertados corços nestas serras.

 

A monitorização destes animais é fundamental para se aferir o sucesso da reintrodução, e é baseada na análise dos dados recolhidos pelos colares GPS que equipam os animais reintroduzidos, pelas evidências encontradas no terreno, pela armadilhagem fotográfica e pelos avistamentos da equipa técnica e dos habitantes locais.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia