Pais devem estar atentos a dietas restritivas

A anorexia é uma perturbação do comportamento alimentar que atinge cerca de 1 por cento da população. A forte pressão gerada pelos padrões estéticos da sociedade contemporânea atual parece justificar o aumento da doença nos últimos anos.

“Do ponto de vista clínico, esta doença carateriza-se por uma preocupação exagerada com o peso e a imagem corporal, associado a um ideal estético, o que se traduz na adoção de condutas alimentares muito restritivas. A par desta distorção da imagem corporal, sobressaem muitas vezes sintomas depressivos ou ansiosos, como irritabilidade aumentada, isolamento social, sentimentos de tristeza e de culpa, bem como sentimentos de desvalorização pessoal e alteração do padrão de sono”, explica Elisabete Albuquerque, psiquiatra da Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra.

E acrescenta: “A médio e longo prazo, as consequências da anorexia para a saúde física podem ser devastadoras e, em casos extremos, fatais. Anemias carências, alterações em análises de rotina ou amenorreia são apenas alguns exemplos que merecem atenção. A procura de ajuda médica acontece geralmente em fases tardias da evolução da doença, muitas vezes em situações de desnutrição severa, com eventual compromisso da função de vários órgãos e sistemas”.

Por isso a psiquiatra recomenda: “Se suspeita que a sua filha ou o seu filho podem estar a passar por esta situação, não hesite em procurar ajuda profissional. Como medidas preventivas, e sobretudo agora no verão, em que a promoção do modelo de beleza está mais presente, tenha em atenção as dietas demasiado restritivas, mantendo uma vigilância discreta, e não confrontativa, em relação aos padrões de comportamento alimentar”.

O não reconhecimento da doença e a relutância em aceitar o projeto terapêutico são o maior entrave ao tratamento. A par do acompanhamento por um médico psiquiatra, pode ser necessária a intervenção de outros técnicos de saúde, designadamente psicólogos, nutricionistas ou médicos de outras especialidades.

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de atividades de formação e de investigação, na área da psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais. Para mais informações consulte: http://uppc.pt/

 

Foto : Bem estar

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu