MUNICÍPIO DE PENACOVA E ALTRI IMPLEMENTAM AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

1795

O município de Penacova e a Altri deram início, esta semana, à instalação de 16 parques destinados à recolha de sobrantes agroflorestais, sendo implantados em cada uma das freguesias do concelho dois parques com localizações distintas.

Estes parques vêm agora concretizar o protocolo assinado, em 2019, entre a Fundação Mata do Buçaco, os municípios de Penacova, Mealhada, Mortágua e a Altri com vista à instalação de parques de recolha de resíduos agrícolas e provenientes de gestão de combustível ou de pequenas intervenções florestais. Entre os principais objetivos do protocolo estão a redução do risco de incêndios provocados por eventuais queimas descontroladas e o controlo de espécies invasoras, como a acácia, nomeadamente, no perímetro florestal da Serra do Buçaco e noutros locais do território dos três municípios.

No âmbito deste protocolo, os munícipes de Penacova poderão agora colocar, gratuitamente, os resíduos agrícolas nestes parques, cabendo à Altri a sua recolha e preparação de modo a serem encaminhados para as suas centrais de produção de energia através de biomassa.

A recolha de resíduos florestais e agrícolas contribui simultaneamente para a prevenção e mitigação dos riscos de incêndio, numa região habitualmente fustigada por este flagelo, e para a produção de energia verde, fator determinante para a sustentabilidade ambiental.

Ainda no âmbito do referido protoloco, vai proceder-se, no perímetro florestal da Serra do Buçaco, ao corte de acácias invasoras, reduzindo desta forma o risco de incêndios favorecendo a reflorestação com espécies autóctones. O material resultante do corte será também ele encaminhado para as centrais da Altri para produção de energia renovável.