Medidas para concelhos com maior incidência entraram hoje em vigor

As medidas decididas na quinta-feira pelo Governo, que fez recuar Cabeceiras de Basto no processo de desconfinamento e manteve a cerca sanitária em duas freguesias de Odemira, entraram hoje em vigor, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República.

O decreto-lei que atualiza as medidas para os concelhos com maior incidência de covid-19, ​​​​decididas na reunião do Conselho de Ministros, foi publicado já na noite de quinta-feira, estabelecendo que as regras entram em vigor no dia seguinte.

O Governo decidiu que, devido à incidência de covid-19, Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, recua para a terceira fase de desconfinamento.

Nesta fase já se encontrava o município de Paredes, na Área metropolitana do Porto, que continuará sem avançar no processo de desconfinamento.

Cabeceiras de Basto registou uma incidência superior a 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, indicou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na quinta-feira.

Os municípios de Carregal do Sal e de Resende, ambos no distrito de Viseu, continuam na segunda fase do plano de desconfinamento do Governo, sem avançar para a fase seguinte.

Em Odemira, no distrito de Beja, as freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve vão manter-se sob uma cerca sanitária e estão sujeitas às medidas da primeira fase do desconfinamento.

No entanto, apesar da cerca sanitária, Odemira terá, a partir de segunda-feira, “condições específicas de acesso ao trabalho” e para “casos excecionais e de urgência que necessitem de entrar naquele concelho”, que baixou o nível de incidência de covid-19 para “pouco mais” de 240 casos por 100.000 habitantes, revelou a ministra na quinta-feira.

Os motivos de exceção à cerca sanitária, “designadamente para efeitos de trabalho”, e as respetivas condições “serão definidos por um despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna e da saúde”, de acordo com o decreto-lei publicado na quinta-feira.

O diploma exclui ainda Miranda do Douro, Valongo, Aljezur e Portimão da lista dos concelhos a que se aplicam medidas mais restritivas para conter a covid-19, pelo que estes municípios avançam hoje para quarta fase do plano de desconfinamento, onde se encontra a generalidade dos concelhos de Portugal Continental.

A generalidade de Portugal Continental continua a seguir as regras do desconfinamento iniciadas em 01 de maio, data em que iniciou a quarta fase e última do plano de desconfinamento previsto pelo Governo.

O plano de desconfinamento prevê uma gradual abertura do comércio e dos serviços, aplicável consoante os casos de covid-19 por 100 mil habitantes registados periodicamente em cada um dos 308 concelhos, que podem recuar para fases anteriores do plano, caso apresentem uma incidência maior da doença.

A primeira fase do plano foi iniciada em 15 de março, a segunda fase em 05 de abril e a terceira em 19 de abril.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia