Hospital CUF Viseu é primeira unidade do Centro Interior a aceitar “vale-cirurgia” do SNS

Os habitantes do centro interior já não precisam de se deslocar a cidades do litoral para serem operados utilizando o vale-cirurgia atribuído pelos hospitais públicos.

A 1 de janeiro de 2020 o Hospital CUF Viseu aderiu ao Sistema Integrado de Gestão de Inscritos de Cirurgia (SIGIC), o que vai permitir que os utentes dos hospitais públicos da ARS-Centro, entre os quais os Centros Hospitalares Tondela-Viseu, Cova da Beira ou ULS Guarda, possam ser intervencionados num menor espaço de tempo e com toda a qualidade e segurança clínica, mais perto da sua área de residência. O Hospital CUF Viseu é o único hospital privado da região a estar integrado no SIGIC.

 

Nesta fase, são sete as especialidades cirúrgicas incluídas no SIGIC do Hospital CUF Viseu: Ortopedia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Urologia e Cirurgia Vascular, num total de mais de 40 cirurgias distintas, sendo as mais frequentes cirurgia de cataratas ou colocação de próteses ortopédicas.

 

De acordo com a Direção do Hospital CUF Viseu, este novo acordo com a ARS-Centro “vai permitir a muitos utentes do SNS da região serem operados mais atempadamente e num hospital de  proximidade, o que contribuirá para diminuir as listas de espera para cirurgia nos hospitais públicos e ao mesmo tempo reduzir os custos para a sociedade: menos encargos com viagens, menos impacto ambiental, menos tempo despendido pelo doente e acompanhante, menos internamentos”.

 

Até agora, os doentes da zona centro interior tinham de se deslocar às cidades de Coimbra, Aveiro ou Leiria para serem operados com recurso ao vale-cirurgia. Além do mais, esta situação acabava por impedir muitas cirurgias em regime de ambulatório, convertendo-as em cirurgias com internamento, devido à distância máxima de segurança que o utente pode percorrer no pós-operatório.

 

O processo de adesão ao SIGIC é, de acordo com a Direção da Unidade, “mais um passo na concretização do projeto clínico do Hospital CUF Viseu que tem na sua origem a ambição de garantir à população do centro interior uma maior acessibilidade a cuidados de saúde de excelência e qualidade”.

 

Os vales emitidos por todos os hospitais do SNS passaram, desde o início deste ano, a referir o Hospital CUF Viseu na lista de unidades convencionadas, podendo assim ser escolhido pelos doentes. No caso dos vales-cirurgia já emitidos no passado – e onde ainda não consta a possibilidade de escolha do Hospital CUF Viseu – os utentes podem também contactar a unidade para ainda assim efetuar a cativação do vale, caso a cirurgia esteja enquadrada numa das especialidades e tipologias convencionadas.

 

O que é um vale-cirurgia?

Um vale-cirurgia é um documento que um utente que está em lista de espera para uma cirurgia num Hospital Público do SNS recebe quando esse Hospital não consegue dar resposta à cirurgia, dentro do tempo estipulado. Este vale-cirurgia poderá ser usado num conjunto de hospitais privados ou sociais com convenção com o Serviço Nacional de Saúde.

Como obtenho e para que serve?

O vale-cirurgia é enviado diretamente para a residência do utente, quando a unidade hospitalar do SNS não consegue dar resposta atempada à necessidade de intervenção cirúrgica. Serve para marcar a cirurgia diretamente noutra entidade prestadora de cuidados de saúde, privada ou pública, com acordo com o SNS para o SIGIC. Neste vale é identificada uma lista de entidades disponíveis para esta cirurgia, sem prejuízo da possibilidade de escolha pelo utente de qualquer outra unidade convencionada. Porém, a lista é muito maior e o vale é válido em qualquer prestador convencionado desde que a unidade hospitalar escolhida pelo utente esteja disponível, no fundo a escolha cabe ao utente e é mais vasta.

 

Como posso marcar a minha cirurgia?

Tendo o vale em sua posse, o doente deve escolher a Unidade onde deseja fazer a cirurgia, dirigindo-se às instalações da mesma para ser feita a cativação do vale. Após esse processo segue-se uma troca de informação com o hospital público de origem, consultas e exames exames complementares pré-operatórios necessários. As despesas das consultas, exames e todos os procedimentos relacionados com a cirurgia, ficam a cargo do SNS, com exceção das taxas moderadoras que seriam aplicáveis.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia