Encontro de Voluntariado em Oncologia dedica-se à reflexão sobre COVID-19 e Vacinação e a um olhar de homenagem aos 80 anos da LPCC e seu voluntariado

1180

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove o XIII Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia e, simultaneamente, o 52.º Encontro do Voluntariado Comunitário do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, hoje, 25 de setembro, sábado, das 10h00 às 13h00, através de uma sessão online para voluntários.

Esta iniciativa é um elo de ligação da LPCC.NRC para com os seus voluntários, com foco na formação, vínculo às comunidades locais, e contributo na humanização para com os doentes oncológicos, através de todos os voluntários da LPCC.NRC na Região Centro.  O XIII Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia e 52.º Encontro do Voluntariado Comunitário do Núcleo Regional do Centro da Liga representam, por isso, também o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por todos os voluntários, sobretudo neste contexto que vivemos de pandemia.

Porque são eles a raiz da esperança que procuramos fazer crescer sempre mais, assinalamos este momento, mais uma vez, com palavras de apreço e incentivo aos voluntários(as) que dedicam o seu tempo e generosidade a esta causa que nos liga: a luta contra o cancro.

Quanto ao programa da iniciativa, a manhã começa com uma Sessão de Abertura, presidida pelo Presidente da Direção da LPCC.NRC, Professor Vítor Rodrigues e pela Secretária-Geral da Direção, Dra. Natália Amaral.

Segue-se, às 10h15, a apresentação da temática “COVID-19 e Vacinação”, pelo Dr. Lúcio Meneses de Almeida, da Administração Regional de Saúde do Centro, uma conferência que terá a moderação do Professor Vítor Rodrigues.

Após um intervalo, o programa do Encontro integra uma Mesa Redonda dedicada aos “80 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro”. Dentro deste tópico, moderado pela Dra. Natália Amaral, serão feitas três comunicações, dedicadas aos seguintes temas: “Voluntariado e humanização”, com apresentação da Dra. Sónia Silva, da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC; “Apoio social ao doente oncológico”, exposto pela Dra. Margarida Costa, da Unidade de Serviço Social da LPCC.NRC; e o “Voluntariado na comunidade”, apresentado pela Dra. Eliana Gonçalves, da Unidade de Voluntariado da LPCC.NRC.

No final do Encontro decorrerá a habitual nomeação de voluntários com atribuição de insígnias de antiguidade no voluntariado.

PROGRAMA

XIII Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia da LPCC.NRC e 52º Encontro do Voluntariado Comunitário

25 de setembro 2021

Online

Conteúdo Programático

 

9h45

  • Secretariado

 

10h00

  • Sessão de abertura

     Prof. Vítor Rodrigues e Dra. Natália Amaral

10h15

  • “COVID-19 e Vacinação”

Dr. Lúcio Meneses de Almeida – ARS Centro

Moderação: Prof. Vítor Rodrigues

 

11h15

  • Intervalo

 

11h30

  • Mesa Redonda

“80 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro”

                 Moderação: Dra. Natália Amaral

  • Voluntariado e humanização

Dra. Sónia Silva, Unidade de Voluntariado

  • Apoio social ao doente oncológico

Dra. Margarida Costa, Unidade de Serviço Social

  • Voluntariado na comunidade

Dra. Eliana Gonçalves, Unidade de Voluntariado

      12h30

  • Nomeação dos voluntários com atribuição de insígnias de antiguidade no voluntariado (3, 5, 10, 15, 20 e 25 anos)