Abertas candidaturas para voluntariado hospitalar para jovens estudantes

232

recrutamento de jovens voluntários da LPCC.NRC encontra-se em curso, sendo possível o envio de candidaturas até 19 de julho próximo, através do preenchimento de formulário próprio.

O Voluntariado Hospitalar em Oncologia promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, visa contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, através da disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia.

O surto pandémico por coronavírus (COVID-19) conduziu a profundas alterações na prestação dos cuidados de saúde e, também, à suspensão das atividades de voluntariado em contexto hospitalar. Tendo presente o impacto desta medida no contexto da humanização da assistência ao doente oncológico e família, por demais manifestado por profissionais, doentes e acompanhantes durante o período de confinamento, a Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC em articulação com o Conselho de Administração do IPO de Coimbra, prevê a retoma progressiva das atividades de voluntariado, em condições específicas e distintas das realizadas no período pré-pandemia. Neste processo de avaliação conjunta, foram considerados aspetos como a avaliação de risco, a formação preparação dos voluntários e o cumprimento de todos os protocolos de controlo de infeção, definidos pelas Autoridades de Saúde.

Neste sentido, o Núcleo Regional do Centro da LPCC encontra-se a promover o recrutamento de jovens voluntários, que visa reforçar as equipas existentes e, por esta via, contribuir para amenizar a permanência do doente oncológico, minimizando também os níveis de ansiedade e desconforto dos acompanhantes nos períodos de espera para consulta/tratamento.

É, também, uma oportunidade para que os jovens estudantes, nomeadamente das áreas da saúde e social, acompanhados de voluntários seniores, participem de uma experiência que, para além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e enriquecimento curricular, marcará a diferença na vida de quem se encontra numa condição de grande vulnerabilidade.