XV Encontro Nacional de Rio de Moinhos

2030
A freguesia de Rio de Moinhos – Sátão, acolheu nos dias 5, 6 e 7 de julho, no largo de Nossa
Senhora dos Prazêres, o 15º Encontro Nacional de Rio de Moinhos.
São seis as freguesias com o nome de Rio de Moinhos, pertencentes aos concelhos de: Abrantes – Aljustrel – Arcos de Valdevez – Borba – Penafiel e Sátão, que anualmente e em rotatividade, promovem intercâmbios de música, cultura e tradições, gastronomia, desporto, convívio e muito mais..
UM EVENTO ÚNICO
Durante três dias Rio de Moinhos (anfitrião) e o concelho de Sátão, acolheram milhares de pessoas.
O cartaz contou com diversas atividades, um autentico chamariz, que levou ao palco um sem-número de artistas da região e das freguesias envolvidas; Ranchos folclóricos, grupos de música, grupos de dança, grupos corais, fado,  etc.
Na sexta-feira, dia 5 de julho, pelas 22h00, coube ao Grupo Musical OMEGA, dar o pontapé de saída.
No sábado, dia 6 de julho, durante a manhã, realizou-se um jogo de futebol.
Às 12h00, o presidente da Junta de freguesia de Rio de Moinhos, Helder Batista, procedeu à abertura do Encontro, que contou com a presença dos autarcas e representantes de todas as freguesias dos Rio de Moinhos. Do município de Sátão, estiveram presentes: o presidente da Câmara, Paulo Santos,  vice presidente Alexandre Vaz, presidente da Assembleia Municipal, Eugénia Duarte, vereadora da Cultura, Zélia Silva, vereador Fernando Ceia e outras entidades.
No uso da palavra o Presidente da Junta de Rio de Moinhos, Helder Batista, e o Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, realçaram a importância e a mais valia destes encontros para todas as freguesias (irmãs).
A  grande tarde cultural, levou ao palco;  – Maravilhas do Alentejo (Aljustrel), Reval Dance Crew (Penafiel), Grupo Coral Feminino (Aljustrel) , Rancho Folclórico “Os Moleiros” (Abrantes), Rusga Nova (Arcos de Valdevez), Rancho folclórico  (Sátão), Rancho folclórico (São Miguel de Vila Boa), Flasch Dance (Borba), Poetas de (Borba),, Fabrício Figueiredo, Mara Pedro, e Francisco Pais.
No domingo, dia 7 de julho, às 8h00,  o dia começou com uma caminhada, “Caminhada da Amizade”. Pelas 11h30, teve lugar  na Capela de Nossa Srª  dos Prazeres, a Missa Dominical,  celebrada pelo  pároco da paróquia,  Padre Eurico de Sousa.
Após o almoço, foi a vez do Grupo de Bombos “Os amigos de Cima” de Penafiel, dar inicio a mais uma tarde cultural,  seguido do Grupo Coral de Sátão, do Rancho  Folclórico de Mioma,  do Grupo de Concertinas de São Miguel de Vila Boa, e dos alunos , (cerca de 70), da Escola de Música de Sátão.
No final, o presidente da Junta de Rio de Moinhos, Helder Batista, visivelmente satisfeito, agradeceu a presença e colaboração dos todas as pessoas que contribuíram para o sucesso deste encontro, que superou todas as expectativas.

Laurinda Ribeiro