Voluntariado Jovem 70 JA | Direitos da Juventude

2026

Esta iniciativa da responsabilidade do IPDJ, I.P. na área da promoção dos direitos da juventude é uma ação de longa duração integrada no Programa “Agora Nós”, denominada “Voluntariado Jovem 70:JÁ – Direitos da Juventude” visa dar a conhecer o artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa aos jovens. Esta ação decorre nas cinco regiões do continente: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

 

Os/as voluntários/as irão deslocar-se a escolas do ensino Básico (3.º Ciclo), Secundário e Universitário, para realizar um conjunto de iniciativas a desenvolver com os/as alunos/as e um/a professor/a responsável, que visam contribuir para as medidas a implementar nas comemorações nacionais dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os/as voluntários/as (em equipas de dois) deslocam-se 3 dias por mês às escolas, de outubro do ano em curso a junho do ano seguinte.

Esta ação de voluntariado jovem tem como objetivos:
• Informar os jovens sobre os seus direitos constitucionais;
• Promover os direitos humanos;
• Enfatizar a ligação entre direitos humanos e dignidade;
• Apoiar a celebração do Dia Global da dignidade;
• Promover a convergência entre a edução formal e não-formal através do voluntariado jovem;
• Promover a aproximação das pessoas jovens às instituições, em particular as que se encontram mais afastadas das organizações de juventude e das entidades públicas;
• Incentivar o voluntariado e a cidadania junto da população jovem mais vulnerável.

Atividades programadas

Nesta edição será desenvolvida um a ação de sensibilização/formação dirigida aos jovens voluntários/as que contribuirá para aumentar o seu conhecimento e as suas competências na área dos Direitos da Juventude.

Os jovens participantes irão desenvolver nas suas escolas um conjunto de ações/workshops (solidárias / formativas / desportivas / artísticas), promovidas por jovens voluntários/as, que visam contribuir para informar a comunidade escolar sobre os direitos humanos e em especial os direitos da juventude.

– Os/as voluntários/as podem utilizar os conteúdos do site: http://www.70ja.gov.pt/ , como ferramenta pedagógica, bem como outros materiais produzidos para o efeito.

Quem pode participar

  • Jovens voluntários/as com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com escolaridade mínima obrigatória, o 12.º ano de escolaridade. Preferencialmente, jovens voluntários/as com frequência universitária, ligada às áreas das Ciências Sociais e Humanas ou Direito.
  • A Ação é dirigida a jovens que frequentam o sistema de ensino básico (3º ciclo), secundário e universitário, bem como os/as alunos/as que integram cursos técnico-profissionais e/outros na área da formação profissional.

 

Apoios

Os/as jovens voluntários/as têm direito a:

–  Formação geral de voluntariado jovem;

– Formação específica na temática;

– Certificado de participação;

– Seguro de Acidentes pessoais e de responsabilidade civil;

– Ressarcimento das despesas.

 

Como participar

Para participares e integrares a Ação “Voluntariado Jovem 70 JÁ – Direitos da Juventude”, em cada ano, e nas datas determinadas pelo IPDJ, I.P., terás de te inscrever na plataforma informática dos programas, em https://programas.juventude.gov.pt/agora-nos

 

Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt