VISTACURTA 2020 | 27 A 31 OUTUBRO

1707
Em Outubro, o Cine Clube de Viseu volta a organizar o VISTACURTA, com a promessa de alcançar uma programação, em simultâneo, ampla, celebrativa e com sentido crítico.

Num ano muito complicado, o VISTACURTA propõe um olhar especial sobre a África lusófona, convidando os realizadores Sol de CarvalhoMargarida Cardoso Billy Woodberry, e volta a apresentar uma competição de curtas-metragens. Todos sabem que o ponto de partida para esta competição não é um pormenor: trata-se de todo o cinema associado à região de Viseu, por um lado, e a produção nacional que interpela a temática da interioridade.

Não pode faltar a música e o capítulo que junta os filmes à música, no vistacurta. Em parceria com o Teatro Viriato, os destaques nesta edição passam por A Casa na Praça Trúbnaia, obra-prima do cinema mudo soviético com banda sonora composta e tocada ao vivo por Mão Morta Redux, e Um Piano afinado pelo Cinema, com a música original de um lado (a cargo do compositor e pianista Filipe Raposo), e do outro, grandes heróis do cinema mudo, como Charlie ChaplinBuster KeatonGeorges Méliès.

MOSTRA ONLINE DE FILMES DE VISEU.

✺ 29 filmes
✺ 11 curtas em competição
✺ 15 sessões em sala
✺ 2 concertos 

SESSÃO DE ABERTURA | 27 Outubro

Para a abertura, MABATA BATA de Sol de Carvalho, figura maior do cinema moçambicano, num primeiro olhar sobre histórias de países africanos de língua oficial portuguesa. A sessão é apresentada por Sol de Carvalho, numa entrevista conduzida pelo realizador Rui Simões.

Adaptação do conhecido conto de Mia Couto O Dia em que Explodiu Mabata Bata, que nos fala de Azarias, um jovem pastor que um dia vê explodir o seu melhor boi, Mabata Bata, por causa de uma mina terrestre. Mabata Bata, do realizador Sol de Carvalho (Beira, 1953), foi o filme vencedor, em 2019, da 1.ª edição do Prémio António Loja Neves, criado pela Federação Portuguesa de Cineclubes para homenagear o cinema africano de expressão lusófona.

✺ Com a lotação das salas reduzida, as reservas estão desde já em curso → vistacurta.pt/informacoes/