As ruas de Viseu vão ser “invadidas” pelo colorido dos fatos de Pai Natal vestidos pelos participantes numa corrida solidária que este ano beneficiará a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
A oitava edição do Viseu Xmas Run, hoje apresentada, vai realizar-se a 17 de dezembro, revertendo o valor angariado para a APPACDM.
No ano passado, o evento organizado pelo município de Viseu contou com a participação de um milhar de pessoas.
O vereador do Desporto, Pedro Ribeiro, explicou que o Xmas Run “está vocacionado não só para os locais, mas também para atletas federados”.
“Houve a preocupação de ter percursos acessíveis”, frisou o vereador, acrescentando que o lema “desporto para todos” se aplica a todos os eventos organizados pelo município e pelos seus parceiros.
A corrida terá um caráter competitivo, enquanto a caminhada permitirá o envolvimento de toda a população, independentemente da sua condição física.
Segundo Pedro Ribeiro, a corrida terá 10 quilómetros e a caminhada metade. O arranque está marcado para as 10:30, no largo do Rossio.
No mesmo dia, vai realizar-se o 61.º Grande Prémio Internacional Cidade de Viseu, que é a prova pedestre mais antiga do país, segundo a Associação de Atletismo de Viseu.
Esta prova, que visa atrair os grandes valores do atletismo nacional e internacional a Viseu, deverá contar com a participação de 200 atletas.
Carlos Lopes, Anacleto Pinto e Manuel de Oliveira foram alguns dos vencedores desta prova.