Viseu vai ter contrato local de segurança mas reforço da PSP tem de esperar

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse ontem que o município vai assinar um contrato local de segurança em janeiro, mas que o reforço da PSP só será avaliado pela tutela em março.

A autarquia e o Governo deverão formalizar a criação de um contrato local de segurança (CLS) no município, essencialmente para a zona histórica da cidade de Viseu e alguns bairros periurbanos, áreas onde “normalmente se registam maiores problemas”, no início do próximo, talvez já em janeiro, disse hoje Almeida Henriques, que falava à agência Lusa depois de se ter reunido, em Lisboa, com o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita.

O encontro foi solicitado pelo autarca, que quer resolver o “défice de segurança” no seu município, através designadamente daquele contrato, do reforço dos efetivos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da instalação de câmaras de videovigilância.

Os CLS, que têm três tipologias, visam reduzir as vulnerabilidades sociais, a prevenção da criminalidade e da delinquência juvenil e incrementar o sentimento de segurança das populações.

O “MAI Município” tem uma amplitude municipal e é direcionado para a prevenção geral da criminalidade e para o aumento do sentimento de segurança das populações, o “MAI Bairro” preconiza uma intervenção mais localizada e é vocacionado para a prevenção criminal, nomeadamente delinquência juvenil, e o “MAI Cidadão” pretende responder a situações pontuais.

“A Câmara de Viseu está assumir desde 2015 a pagamento de gratificados da PSP”, isto é, trabalho extraordinário de agentes da polícia, mas entende que “já chega”, disse Almeida Henriques, satisfeito, no entanto, com a garantia do estabelecimento de um CLS no município, embora isso não seja suficiente para resolver os problemas do concelho.

“Viseu é a maior cidade fora do litoral do País” e não pode continuar a ser olhada como uma cidade pequena, sustentou o presidente da Câmara, destacando que esta é “a única cidade interior” cuja população está a aumentar.

Entre residentes e população flutuante, o concelho de Viseu “tem mais de cem mil pessoas”, salienta o autarca, referindo designadamente que vivem ali cerca de cinco mil cidadãos estrangeiros (sobretudo brasileiros), que o Instituto Politécnico é frequentado por idêntico número de estudantes, que são cada vez mais os turistas que visitam a cidade e que é igualmente crescente a quantidade de empresas, incluindo de novas tecnologias, que se instalam ali.

Sobre o “há muito” reivindicado aumento de efetivos da PSP, cujo comando abrange Viseu e Lamego, para “responder às necessidades” da cidade, o ministro Eduardo Cabrita disse que essa possibilidade só poderá ser avaliada depois de concluída, em março de 2020, a formação de cerca de 600 novos agentes da Polícia, referiu Almeida Henriques.

A Polícia dispõe em Viseu e Lamego de cerca de duas centenas e meia de efetivos e precisaria de cerca de três centenas para fazer face às necessidades, de acordo com fonte do comando, contactada pela agência Lusa.

O ministro disse ainda ao presidente da Câmara de Viseu que vai considerar a instalação de um sistema de videovigilância em algumas zonas da cidade (principalmente no centro histórico) como, igualmente por razões de segurança, pretende a autarquia, que se disponibiliza para custear a instalação das respetivas câmaras e dispositivo para monitorização pela PSP, de acordo com a legislação, sublinhou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia