VISEU TERROIR – OS SABORES E OS AROMAS DO TERROIR

Novo projeto empresarial para valorizar a região, os pequenos produtores e os produtos endógenos

De 6 a 8 de agosto esta rão à venda no Palácio do Gelo (piso -1, junto ao Leroy Merlin, as malas Viseu Terroir, um novo projeto empresarial, resultante do programa V21 Rural-, formação promovida pela Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu.
Na semana seguinte, as malas passarão para a loja 4 do Centro Comercial Ecovil, na rua do Comércio, antes de partirem para outros horizontes, uma vez que o projeto Viseu Terroir foi especialmente concebido para o mercado da saudade.
Com efeito, Viseu Terroir nasce da constatação da ligação afetiva dos emigrantes portugueses ao que de mais genuíno Portugal representa para eles: as origens, os estreitos laços de família e de amizade, lugares, sabores e aromas. Como matar saudades da nossa terra quando se está longe?
Como reencontrar os sabores de Portugal, e em particular de Viseu? Por isso, a missão da empresa é
“Entregar-lhe os melhores produtos regionais de Viseu, independentemente da distância, e proporcionar-lhe uma experiência única de descoberta do terroir.”
Viseu Terroir pretende ser a resposta a estes anseios e dar alegria e prazer a todos aqueles que trazem Portugal, no coração, mas que vivem longe. Como? Com a comercialização de uma seleção de produtos alimentares endógenos, da região de Viseu, de qualidade inigualável, provenientes da mestria artesanal de produtores locais, em embalagens diferenciadoras, que se conjugam  harmoniosamente com a identidade cultural da região onde encontramos o poema “Viseu terra de Encantos” de Cecília Rodrigues, proprietária do restaurante Visipanema, em Viseu.
É para o mercado francês que a marca Viseu Terroir está inicialmente orientada, embora se perspetive também a venda para outros segmentos de mercado nacional e internacional, contribuindo desta forma para a promoção de Viseu em Portugal e além-fronteiras.
Muito em breve estará a funcionar em pleno o site www.viseuterroir.com e a loja on-line onde, além de malas temáticas, os clientes poderão compor cada mala, a seu gosto.O projeto Viseu Terroir nasce da história de vida de Lídia Marques que, com apenas 5 anos de idade, foi “de assalto” para França, tendo atravessado a fronteira de noite, clandestinamente, com o pai e o irmão mais velho. Durante vários anos viveu e estudou em França, tendo vindo fazer os seus estudos superiores a Portugal e tendo depois voltado para França onde exerceu as funções de assistente de Português, em estabelecimentos de ensino franceses. Conhecedora da saudade que invade os emigrantes portugueses que labutam longe da terra natal, quis prestar homenagem aos pais, aos familiares e aos amigos que emigraram e, por extensão, a todos os  portugueses, espalhadospelos quatro cantos do mundo. A tradicional mala de cartão foi reinventada por Marcelo Baptista, umjovem designer muito promissor, está repleta de sabores,  de aromas e de produtos de excelência de um território que viu partir muitos dos seus filhos para o estrangeiro.
Durante quase um ano, Lídia Marques percorreu o distrito de Viseu, provou e selecionou os produtos que hoje propõe, muitos deles  ou premiados, mas sempre de qualidade superior, elaborados no respeito da tradição e privilegiando sempre os produtos e os métodos naturais para a sua confeção e conservação. Na seleção Viseu Terroir, encontramos queijos, vinhos, azeite, licores, doces, mel, biscoitos de requeijão, o famoso pastel de feijão de Viseu, os enchidos, os chás, os condimentos e as bolachas tradicionais. São esses os produtos que poderão encontrar nas malasViseu terroir, mas também a louça de Molelos, o linho da Várzea de Calde e os sabonetes artesanais.
O Programa V 21 Rural continua a apostar no desenvolvimento de projetos empreendedores e propõe sessões de capacitação, acompanhamento personalizado, visitas a empresas e projetos considerados modelo, e foi determinante para a concretização deste novo projeto empresarial que pretende valorizar a região e os seus produtos de excelência.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu