Viseu recebeu a "passagem de testemunho" na organização do EUROPEADE

Cidade de Viriato será, em 2018, a capital europeia do Folclore

Viseu será a capital europeia do folclore já no próximo ano. O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recebeu domingo, em Turku, na Finlândia, a bandeira do EUROPEADE, o festival europeu de folclore, que traduz a “passagem de testemunho “da missão de acolhimento e organização do festival em 2018.

A EUROPEADE Viseu terá, assim, lugar entre 25 e 29 de Julho, com a cerimónia de abertura marcada para 26 de Julho, no Estádio Municipal do Fontelo. Já o Fórum EUROPEADE deverá ser realizado no Parque Aquilino e a Assembleia Geral do Comité Internacional no Solar do Vinho do Dão.

O Município de Viseu espera receber mais de 5000 participantes de mais de 25 grupos provenientes das principais regiões europeias com tradições de dança e música popular. Serão mobilizados para atividades e alojamento quase três dezenas de espaços e equipamentos da cidade.

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “este festival é uma grande montra europeia da diversidade e riqueza cultural das tradições de folclore, mas é mais do que isso. É também uma oportunidade de gigante para a qualificação do nosso folclore e a internacionalização da cidade-região de Viseu”.

O festival EUROPEADE constitui a mais importante manifestação europeia de cultura tradicional popular. O principal objetivo desta organização europeia independente, sediada na Bélgica, é a salvaguarda e a promoção da identidade e do património cultural imaterial europeu, numa lógica intergeracional.

Constituirá opção na programação proposta pelo município a realização de várias apresentações de grupos locais e regionais de folclore e cultura tradicional. Em Turku, a região esteve representada pelo Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril e pelo Rancho Folclórico de Torredeita.

A dimensão histórica e patrimonial da cidade, as acessibilidades a Viseu, a capacidade hoteleira instalada e a experiência na organização de grandes eventos foram os principais argumentos para a aprovação, por unanimidade, da candidatura em 2015.

O primeiro festival da EUROPEADE realizou-se em 1964, em Antuérpia. Em 2017, a organização esteve entregue à cidade finlandesa de Turku.

O Comité Internacional é constituído por representantes da Bélgica (que preside), Alemanha, Bulgária, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suíça.

Jorge Sobrado

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia