Viseu quer afirmar-se como “capital da poesia”

Viseu quer afirmar-se como “capital da poesia”, um caminho que vai agora começar a ser trilhado com a realização de um encontro internacional de poesia, anunciou hoje a vereadora da Cultura, Leonor Barata.

O primeiro Encontro Internacional de Poesia de Viseu, que começa sexta-feira e dura três dias, é uma das atividades que integram a programação multidisciplinar do “Verão no Parque”.

Leonor Barata lembrou que, já em março, tinha havido uma espécie de “aquecimento” de um dia para este encontro de poesia e que, devido à pandemia de covid-19, foi decidido deixar o programa completo para o verão.

Segundo a vereadora, trata-se “de um formato que se pretende ampliar e aumentar”, para que Viseu se consiga situar, “em termos territoriais, como uma capital da poesia”.

“Nós temos todas as condições para apresentarmos aqui vários poetas nacionais e internacionais e para acrescentar esta dinâmica poética e esta intervenção dentro da literatura num território que tem já muitas e boas cartas dadas em termos das outras áreas”, considerou.

No âmbito de uma parceria entre o município e a editora Edições Esgotadas, a cidade será, ao longo destes três dias, um ponto de encontro para autores locais e internacionais.

A diretora da editora, Teresa Adão, explicou que, na sexta-feira, o Rossio acolherá a abertura do encontro, com uma declamação poética da escritora Olinda Beja, e que a Incubadora de Indústrias Criativas do Centro Histórico será o palco dos autores da região que se inscreveram para “falarem dos seus livros e interagirem uns com os outros”.

Haverá também dois debates – um sobre “as tendências atuais da poesia” e outro sobre “a vertente da publicidade” – nos quais estarão autores não só de Portugal, mas também de São Tomé, do Brasil e de Moçambique, acrescentou.

“Este primeiro programa ainda não é aquele programa que nós sonhávamos. Este será um começo. Temos a promessa de que vamos continuar a trabalhar para que, nos próximos anos, o encontro internacional de poesia possa ter mais força, mais participantes”, disse Teresa Adão.

Além da poesia, a programação do “Verão no Parque”, que decorrerá até 31 de julho, integra música, teatro, dança e gastronomia, quer no Parque Aquilino Ribeiro, quer noutros espaços da cidade.

Leonor Barata frisou que o Parque Aquilino Ribeiro, além de ser muito central, “é muito frequentado pelas diversas gerações”.

“A nossa ideia é a de promover uma programação abrangente e eclética, no sentido em que é transversal às diversas faixas etárias e aos diversos gostos”, explicou.

No seu entender, só assim é que a autarquia consegue “promover, por um lado, a fruição cultural ao ar livre e, por outro lado, a fruição turística e a visita à cidade”.

A vereadora destacou “o grande concerto” de sexta-feira, com Tilhon, que conta com a participação especial da Tunadão 1998 e das Cavalhadas de Vildemoinhos, no Adro da Sé.

Durante os vários dias de programação, as “boticas” irão abrir para uma montra de produtos agroalimentares, de artesanato, de moda e decoração, criando um mercado típico.

O Parque Aquilino Ribeiro acolherá, neste período, ainda duas iniciativas que marcam a agenda de verão, nomeadamente a Festa das Freguesias (17 a 19 de junho) e o Festival “Que Jazz É Este?” (21 a 24 de julho).

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, lembrou que o “Verão no Parque” antecede “a grande festividade” de Viseu, a Feira de São Mateus, que este ano terá a maior edição de sempre, com 49 dias de animação, entre 04 de agosto e 21 de setembro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia