Chefs, cozinheiros e produtores levam sabores de Viseu à maior feira de turismo do país. Pelo 4º ano consecutivo, Viseu parte à conquista de um lugar no mercado turístico nacional
Na próxima semana, de 13 a 17 de março, Viseu marca presença na maior e mais importante feira de turismo do país, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, com presença e stand próprios, pelo quarto ano consecutivo. Nesta edição, defende o seu estatuto de “Melhor Stand Público – Programação 2018”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a presença na BTL, com stand próprio, é um fator decisivo na política de afirmação de Viseu como destino turístico. É a maior feira de turismo nacional, com a representação dos principais players económicos do setor, regiões de turismo, investidores, agências de viagem, empresas de animação turística e municípios”.
Vestindo o mote de comunicação do ano, o “Destino Nacional de Gastronomia” vai apresentar-se no evento como um verdadeiro “restaurante”, equipado com duas cozinhas completas e protagonizado por chefs e cozinheiros de Viseu, que nele vão confecionar pratos típicos da região em formato de showcooking, com provas de degustação incluídas. Juntam-se produtores de vinhos e produtores “da terra”, num conjunto de 20 parceiros.
A iniciativa, promovida e organizada pelo Município de Viseu e Viseu Marca, vai decorrer durante cinco dias em Lisboa e vai proporcionar 50 horas de experiências aos visitantes do stand, num total de cerca de 90 micro-eventos que vão contar com a participação de parceiros locais.
Para o Vereador da Cultura e Turismo e Diretor da Viseu Marca, Jorge Sobrado, “esta será uma oportunidade de ouro para posicionar Viseu como um destino gastronómico de excelência no mercado nacional. Somos um território cultural e humano que olha a mesa e a alimentação numa dimensão patrimonial e criativa”.
Com a gastronomia como tema principal da presença no evento, o stand de Viseu dará ênfase diária a diferentes experiências gastronómicas e culinárias: o primeiro dia (13 de março) põe em destaque os “Chefs de Viseu”, enquanto os “Cozinheiros de Viseu”, especialistas na cozinha tradicional da região, serão os protagonistas do segundo dia (14 de março); no terceiro (15 de março) dá-se palco às “Tascas de Viseu” – as antigas e as modernas; no quarto dia (16 de março) são os “Produtos da Terra” a merecer destaque; para o último dia (17 de março), reserva-se a “Doçaria de Viseu” como mote principal.
Os Chefs Diogo Rocha (Embaixador de Viseu), Luís Almeida e Hugo Marques são presenças já confirmadas. Também o Santa Luzia, Mesa da Sé, O Cortiço, Muralha da Sé, Chocolataria Delícia, Velvet e Pastelaria Amaral marcarão presença na BTL, no stand de Viseu, para pôr à prova o melhor da cozinha da cidade-jardim.
Para além dos sabores de Viseu, também outros atributos da cidade e da região estarão em destaque na edição de 2019 da BTL.
Na capital do país, Viseu apresenta a sua agenda de eventos para 2019, incluindo os três grandes festivais enoturísticos (Tons da Primavera, Festa das Vindimas e Vinhos de Inverno), para além dos três “eventos-estrela” deste ano: “Viseu Doce”, que se realiza de 13 a 14 de abril, e o “Viseu Sabe Bem”, evento de healthy food, que decorre em maio, e o “Viseu Estrela à Mesa” (por altura das vindimas).
No que toca a surpresas, a Feira de São Mateus revelará um dos artistas confirmados para a edição deste ano do evento, que marcará presença no stand. Esse nome junta-se aos de Ludmilla, Natiruts, Gipsy Kings, Pedro Abrunhosa, Carolina Deslandes, Fernando Daniel, Átoa e Piruka e Jimmy P.
Logo no primeiro dia da feira de turismo, também serão anunciados novos “Embaixadores de Viseu”.
Na presença de Viseu na BTL não faltarão ainda os momentos de animação “Há Magia em Viseu”, “Happy Hour: Souvenirs de Viseu”, apresentações de roteiros de touring cultural pela cidade e de propostas dos Museus Municipais de Viseu.