Viseu programa verão com agenda segura e os olhos postos na retoma económica e cultural

2593

O projeto multidisciplinar “CUBO MÁGICO” irá ocupar 18 locais ao longo de dois meses, com mais de 500 propostas para todos os públicos. Uma aposta atrativa e responsável para a comunidade e visitantes

Viseu dá o passo para colocar-se na linha da frente dos destinos portugueses com alternativas de programação responsáveis e atrativas para a sua comunidade e visitantes.

A aposta do Município e dos seus parceiros – Turismo do Centro, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, VISEU MARCA, AHRESP e Associação Comercial do Distrito de Viseu – tem como principal objetivo impulsionar a retoma da economia, designadamente do comércio local, da restauração e hotelaria e das indústrias criativas, com uma agenda cultural e de animação urbana integrada num evento único e irrepetível.

O protocolo que sela a cooperação das instituições foi também assinado esta segunda-feira, estando também em preparação uma candidatura a fundos comunitários para financiar a iniciativa, no âmbito da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e ao abrigo do Programa de Estabilização Económica e Social.

“CUBO MÁGICO é o programa de verão alternativo e seguro que o Município propõe para um reencontro com a Cultura da Cidade de Viriato, mas também com o nosso comércio tradicional, gastronomia, património e natureza”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.

O Presidente da Câmara enunciou ainda os três princípios que definem o modelo de organização do programa: “desconcentração geográfica das atividades, distribuição temporal alargada e microescala dos eventos, que assumirão uma vocação familiar”.

O CUBO MÁGICO será assim realizado entre 21 de julho e 21 de setembro, com 18 locais a acolher programação, propondo um reencontro com muitas das manifestações culturais e criativas que definem hoje a identidade da cidade de Viseu.

No total, serão mais de 500 as propostas que irão ter lugar por toda a cidade, organizadas em oito faces de programação: “Luz, Câmara, Ação” (Cinema e Fotografia), Tradições do Feirar, Rua Direita, Arte Urbana, Concertos & Espetáculos, Mercados & Gastronomia, Exposições & Oficinas e Saúde & Bem-Estar.

Segundo o Vereador da Cultura e do Turismo, Jorge Sobrado, “o projeto é uma boia de salvação lançada à economia local e é uma resposta disciplinada e em segurança à procura expectável da comunidade, turistas e da nossa diáspora. Numa cidade e num destino como Viseu, a impreparação seria a única opção imperdoável.”

“O CUBO MÁGICO irá reencarnar e reinterpretar parcialmente algumas iniciativas marcantes do calendário habitual de Viseu, mas não só. Terá a capacidade de surpreender e inovar, em segurança”, explicou Jorge Sobrado.

Uma das prioridades de programação do CUBO MÁGICO é a revitalização da Rua Direita, através da reocupação de 15 lojas devolutas.

Nesta rua, serão organizados bairros temáticos temporários, constituídos por uma diversidade de operadores e atividades: Bairro dos Sabores (que inclui uma loja de vinhos), o Bairro das Artes e o Bairro de Freguesias. O reforço da oferta existente, associada à animação de rua e música ambiente, visa contribuir para a dinamização comercial. Os comerciantes são convidados a alterar os seus horários para o período da tarde e noite.

Durante o verão, a Rua Direita receberá ainda uma instalação decorativa e de luz que tem por inspiração uma arte e ofício tradicional de Viseu, marcante na história desta rua emblemática: a cestaria.

“Iniciaremos com o CUBO MÁGICO um programa sistemático de reanimação social, económica e cultural da rua que culminará com um programa de incentivo ao arrendamento, previsto no programa VISEU INVESTE+”, assinalou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Outra das apostas visa a retoma da atividade dos artistas e agentes culturais locais. Ao todo, serão promovidos mais de 250 micro-eventos de artistas, criadores e promotores culturais da região, na área da música, teatro, cinema, fotografia, artes formativas, entre outras. “Representam mais de 90% da programação total”, assinalou o Vereador da Cultura.

Quinze entidades e estruturas artísticas apoiadas pelo programa municipal VISEU CULTURA terão a oportunidade de trazer a público os seus projetos, devidamente reestruturados, entre os quais se destacam o Festival de Jazz, o Karma is Not a Fest, as sessões do ShortCutz, as atividades do CRETA, exposições e oficinas de criação.

Ao todo, estes projetos representam uma expectativa de realização de cerca de 100 atividades de microescala durante o verão.

No ano em que Viseu se assume como território de cinema e fotografia, a programação nestas áreas adquire especial importância. O recinto da feira semanal receberá um programa de “Cinema Drive In” – um formato seguro e confortável –, com a presença do Embaixador de Viseu Mário Augusto. A 7ª arte será ainda presença assídua no Campo de Viriato e no Parque Aquilino Ribeiro. Exposições e workshops de fotografia serão também integrados.

Cancelada que está a Feira de São Mateus em 2020, o CUBO MÁGICO será o veículo para trazer de volta, em segurança, ainda que em condições e local distinto, algumas “tradições do feirar”.

Parte do Campo da Feira de São Mateus será utilizado para instalar operadores representativos do certame como no Bairro da Restauração (parcialmente aberto), as farturas da Feira (idem), alguns divertimentos (desde que com atividade autorizada e protocolos certificados pela Direção-Geral de Saúde) e um palco com plateia limitada e controlada nos termos da legislação em vigor, com sistema eletrónico de pré-reserva associado.

Outra das grandes tradições da Feira – as enguias em conserva da Murtosa – terão morada no Mercado 2 de Maio. Ali bem perto, o Mercado 2 de Maio irá acolher, no seu piso superior, várias opções de street food. Pelo piso inferior passarão as famosas enguias da Feira de São Mateus, os produtores de vinho do Dão, o artesanato e produtores de produtos como queijos, enchidos, biscoitos, hortícolas, etc.

No Parque Aquilino Ribeiro, os reencontros serão com o “Cinema na Cidade”, com assinatura do Cine Clube de Viseu, bem como com as tendências zen e saudáveis, que serão reinterpretadas de experiências como o “Viseu Sabe Bem” e o “Viseu Vegan Fest”. O parque da cidade será também palco de atividades de “Saúde & Bem-Estar”.

evento gastronómico “Viseu Estrela à Mesa” também não falta à chamada e terá a sua terceira edição no Rossio, ainda que adaptada. A reserva de lugares e a aquisição de experiências será feita exclusivamente por via digital, reduzindo contacto e afluência desajustada de público.

Ao longo de dois fins-de-semana, a cozinha gourmet de chefs de topo da gastronomia nacional e regional promete conquistar o público. O embaixador de Viseu e Estrela Michelin Diogo Rocha será o curador da iniciativa e a Escola Profissional Mariana Seixas parceiro da organização.

A Proteção Civil Municipal coordenará o plano de segurança do programa público, em cooperação com todas as autoridades competentes. Um especial plano de higienização de espaços e equipamentos será posto em prática, estando também todos os operadores aderentes vinculados ao cumprimento dos protocolos definidos pela Direção-Geral de Saúde.

O acesso aos espetáculos e outros momentos de programação exigirá pré-reserva por via digital, através da rede Blueticket, ainda que sendo maioritariamente de natureza gratuita.

A definição de circuitos para os visitantes, o reforço da higienização e a faculdade de fecho momentâneo do acesso a espaços que evidenciem uma procura desajustada de públicos são algumas das medidas já previstas.