A Câmara de Viseu anunciou hoje o regresso da “Rota do Rancho” no último fim de semana de outubro, com a participação de 50 restaurantes e a presença no Mercado 2 de Maio (M2M) de dois chefs.
“Cinquenta restaurantes do concelho abrirão portas e colocarão em destaque o prato típico de Viseu. Durante três dias, 25, 26 e 27 de outubro, o Mercado 2 de Maio será também o epicentro da história do rancho, esta iguaria beirã”, refere uma nota da autarquia.
A Câmara, liderada por Fernando Ruas, destaca ainda a presença dos chefs Diogo Rocha e Miguel Gameiro “com uma confeção e degustação” de rancho.
“Miguel Gameiro também vai ser protagonista de um concerto na noite do dia 25”, sexta-feira, destaca o documento que refere que, ao longo dos três dias, o M2M, no centro da cidade, será palco de “degustações, provas de vinho, música, conversas e workshops”.
Assim, “o conceituado prato de Viseu terá um lugar especial nas ementas de 50 restaurantes, que convidam viseenses, visitantes e turistas a degustar esta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão”.
“É mais uma oportunidade de valorizar e promover a nossa cultura e identidade gastronómica, que tanto nos orgulha enquanto comunidade beirã. É ainda o momento certo para turistas e viseenses confirmarem o motivo pelo qual fomos distinguidos com o prémio Destino Gastronómico do Ano”, defende o presidente da Câmara, Fernando Ruas.
Pelas 12:00 de sábado, dia 26, “o evento gastronómico propõe uma degustação do famoso rancho, confecionado pelo Regimento de Infantaria N.º 14” e, durante a tarde, haverá “duas conversas enriquecedoras, alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão, com um grupo de Confrarias” e atuam o DJ Arede e o DJ Gaiteirinho.
No domingo, terceiro e último dia da Rota do Rancho, a responsabilidade da confeção e degustação do rancho é da Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos.
Durante essa tarde, a Comissão Vitivinícola do Dão promove o workshop “Vinhos do Dão para comidas de conforto”, por David Teixeira, “para que se possam aprender conceitos básicos da enologia, incluindo como escolher o melhor vinho para as chamadas ‘comidas de conforto’”. O dia termina com música de Adfectus.
Durante o evento, acrescenta a nota, “será ainda possível saborear os néctares do Dão, uma vez que estarão presentes diversos produtores e quintas do Dão, que proporcionarão vendas de vinho a copo”.
“Estes eventos, além de valorizarem as gentes e os produtos locais, permitem enriquecer a nossa cultura gastronómica, e, por sua vez, também atraem turistas em busca de experiências autênticas e sabores únicos”, defende a vereadora da Cultura e Turismo.
Leonor Barata também considera que ao promover o rancho, está a “fortalecer-se a identidade da região” e são criadas “novas oportunidades para o desenvolvimento económico e turístico”.