Viseu organiza Rota do Rancho com a participação de 50 restaurantes

A Câmara de Viseu anunciou hoje o regresso da “Rota do Rancho” no último fim de semana de outubro, com a participação de 50 restaurantes e a presença no Mercado 2 de Maio (M2M) de dois chefs.

“Cinquenta restaurantes do concelho abrirão portas e colocarão em destaque o prato típico de Viseu. Durante três dias, 25, 26 e 27 de outubro, o Mercado 2 de Maio será também o epicentro da história do rancho, esta iguaria beirã”, refere uma nota da autarquia.

A Câmara, liderada por Fernando Ruas, destaca ainda a presença dos chefs Diogo Rocha e Miguel Gameiro “com uma confeção e degustação” de rancho.

“Miguel Gameiro também vai ser protagonista de um concerto na noite do dia 25”, sexta-feira, destaca o documento que refere que, ao longo dos três dias, o M2M, no centro da cidade, será palco de “degustações, provas de vinho, música, conversas e workshops”.

Assim, “o conceituado prato de Viseu terá um lugar especial nas ementas de 50 restaurantes, que convidam viseenses, visitantes e turistas a degustar esta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão”.

“É mais uma oportunidade de valorizar e promover a nossa cultura e identidade gastronómica, que tanto nos orgulha enquanto comunidade beirã. É ainda o momento certo para turistas e viseenses confirmarem o motivo pelo qual fomos distinguidos com o prémio Destino Gastronómico do Ano”, defende o presidente da Câmara, Fernando Ruas.

Pelas 12:00 de sábado, dia 26, “o evento gastronómico propõe uma degustação do famoso rancho, confecionado pelo Regimento de Infantaria N.º 14” e, durante a tarde, haverá “duas conversas enriquecedoras, alusivas à temática do rancho e dos vinhos do Dão, com um grupo de Confrarias” e atuam o DJ Arede e o DJ Gaiteirinho.

No domingo, terceiro e último dia da Rota do Rancho, a responsabilidade da confeção e degustação do rancho é da Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos.

Durante essa tarde, a Comissão Vitivinícola do Dão promove o workshop “Vinhos do Dão para comidas de conforto”, por David Teixeira, “para que se possam aprender conceitos básicos da enologia, incluindo como escolher o melhor vinho para as chamadas ‘comidas de conforto’”. O dia termina com música de Adfectus.

Durante o evento, acrescenta a nota, “será ainda possível saborear os néctares do Dão, uma vez que estarão presentes diversos produtores e quintas do Dão, que proporcionarão vendas de vinho a copo”.

“Estes eventos, além de valorizarem as gentes e os produtos locais, permitem enriquecer a nossa cultura gastronómica, e, por sua vez, também atraem turistas em busca de experiências autênticas e sabores únicos”, defende a vereadora da Cultura e Turismo.

Leonor Barata também considera que ao promover o rancho, está a “fortalecer-se a identidade da região” e são criadas “novas oportunidades para o desenvolvimento económico e turístico”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
2
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
3
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
4
os-dois-lutadores-de-judocas-lutando-contra-homens_155003-10219
Equilíbrio financeiro e novo espaço prioridades do presidente da federação de judo

Artigos relacionados

Rossio Viseu
cinema
app comida
maleitas-de-portugal
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil