Viseu homenageia António Almeida Henriques com nome de avenida

A Câmara Municipal de Viseu aprovou hoje por unanimidade a nova avenida António Almeida Henriques, que foi presidente da autarquia até ao início do mês de abril, altura em que morreu vítima de covid-19.

“A nova avenida António Almeida Henriques será na Estrada Nacional (EN)231, entre a rotunda da estátua do Dom Afonso Henriques, perto do Palácio do Gelo, e a rotunda de acesso ao Parque Industrial de Coimbrões, junto às instalações da Mercedes”, precisou a presidente da Câmara.

Conceição Azevedo disse que “esta intenção, de dar o nome do saudoso presidente a uma avenida, já tinha sido dada a conhecer há um mês”, mas “agora foi atribuída e aprovada por unanimidade na reunião do executivo”.

Na altura, lembrou a presidente, também foi aprovado pelo executivo a atribuição da medalha de ouro, pelo “reconhecimento dos serviços de excecional relevância prestados ao concelho de Viseu” e também “a designação do Polo Arqueológico de Viseu, que foi alterado para incluir o nome” do antigo autarca.

António Almeida Henriques também receberá, a título póstumo, o Viriato de Ouro, “a mais elevada condecoração de Viseu” que será simbolicamente entregue, assim como a medalha de ouro, no dia 21 de setembro, Dia do Município.

“Trata-se de um reconhecimento póstumo e muito merecido ao homem que projetou, sonhou e pôs em prática um projeto concertado para o concelho de Viseu, sempre com cuidado e preocupação e a felicidade que o caracterizava e é, por isso, um reconhecimento muito merecido”, justificou.

Conceição Azevedo disse que “o executivo também está a ponderar para, a seu tempo, atribuir o nome de António Almeida Henriques a um edifício que represente a abrangência do sonho que sonhou para Viseu”.

António Almeida Henriques era presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013 e morreu no dia 04 de abril, aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu