Viseu Entrega distribuiu 12 mil refeições

O serviço gratuito de entrega de refeições no concelho de Viseu, lançado há quase cinco meses devido à covid-19 e que contou com 93 restaurantes e 43 taxistas aderentes, já distribuiu 12 mil refeições, informou hoje a autarquia.

A funcionar desde 21 de novembro de 2020, o Viseu Entrega foi organizado e financiado pelo município, que já investiu mais de cem mil euros para assegurar os custos da deslocação dos 43 taxistas às 25 freguesias do concelho.

Com este serviço, o consumidor apenas paga a refeição, sendo a entrega assegurada de forma gratuita em qualquer uma das freguesias.

Segundo a autarquia, foram registadas inscrições de 93 restaurantes, mantendo-se atualmente 69 na plataforma. Para os restaurantes, o número total de encomendas de refeições representou um valor de faturação superior a 300 mil euros.

Para a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, “o Viseu Entrega é hoje um bom exemplo de cooperação, união e resiliência em tempo de crise” como aquele que se vive devido à pandemia.

“Com esta iniciativa, concretizamos múltiplos objetivos, nomeadamente o estímulo à atividade económica da restauração e serviço de táxis do nosso concelho, mas também o apoio à manutenção dos postos de trabalho associados”, sublinha.

Conceição Azevedo considera que “os resultados evidenciam, igualmente, a boa recetividade por parte dos viseenses e a sua solidariedade para com este setor, fortemente fragilizado”.

Este projeto foi organizado pelo município, em cooperação com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros.

Inicialmente, funcionou durante os fins de semana do período de confinamento, ao almoço e jantar. Desde o dia 15 de janeiro, com o novo período de confinamento estabelecido pelo Governo, passou a funcionar sete dias por semana, ao almoço e jantar.

Segundo a autarquia, “globalmente, as sextas-feiras e os fins de semana são os dias com maior representatividade ao nível do número de pedidos, mas também o foram datas especiais, como o Dia dos Namorados, do Pai, da Mulher ou a Páscoa”.

Com a reabertura dos restaurantes, cafés e pastelarias, com um máximo de quatro ou seis pessoas por mesa, em esplanadas, a partir de segunda-feira, o serviço do Viseu Entrega retomará o seu modo de funcionamento inicial, com encomendas e entregas apenas aos fins de semana (ao almoço e ao jantar).

O serviço manter-se-á ativo até 02 de maio, altura em que será suspenso.

Conceição Azevedo garante que o município “continuará próximo e atento às necessidades dos diferentes setores, procurando sempre agir no que às suas competências diz respeito, sem nunca deixar de atuar e acionar medidas de apoio, em consonância com a evolução da pandemia, tal como até agora tem feito”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia