VISEU DÃO LAFÕES: Região com mais 25 técnicos de fogo controlado

1085

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, através da sua Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire Project, anunciou hoje que deu por concluídas as sessões práticas de capacitação de 25 técnicos de fogo controlado.

Segundo um comunicado de imprensa, as sessões práticas, que se iniciaram em 17 de novembro, “visaram dotar os agentes de proteção civil do território de ferramentas que lhes permitam realizar planos de fogo controlado e executar técnicas de ignição para queima prescrita, bem como a posterior avaliação dos impactes da queima”.

“Ao longo dos anos, a CIM tem assumido a proteção civil intermunicipal, com particular enfoque na defesa da floresta e prevenção combate aos incêndios rurais, como um dos principais pilares da sua atuação”, esclarece o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Nuno Martinho defende que, com esta capacitação, o território fica dotado “de um ‘know-how’ muito valioso para a defesa da floresta e das populações” e, aliada a outras iniciativas, “levará a uma valorização da fileira florestal e, em consequência, ao reforço da coesão e resiliência do território” da região da CIM Viseu Dão Lafões.

Estas ações de capacitação, refere o documento, foram dirigidas aos técnicos da CIM, aos técnicos dos 14 municípios que a integram e a elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR.