Viseu Dão Lafões precisa de projetos como o Living the Future Academy

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, defendeu hoje que este território precisa de projetos como o Living the Future Academy, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), para se desenvolver.

A CIM celebrou hoje um protocolo de colaboração com a UC no âmbito do projeto Living the Future Academy, que está focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro.

Fernando Ruas destacou a “forte aposta na qualificação” e o facto de o projeto se desenvolver “de uma forma bem estruturada”, envolvendo, por um lado, “as instituições do saber”, e, por outro, “os representantes dos territórios”.

“Muitas vezes temos jovens formados e que perguntam: ‘para que é que eu fiz este curso?’ É bom que haja esta oportunidade de, ao longo dos tempos, ir adaptando a nossa formação àquilo que os territórios realmente necessitam”, frisou o autarca social-democrata, que também preside a Câmara de Viseu.

Segundo Fernando Ruas, os autarcas dos 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões têm feito “um esforço enorme para tratar dos territórios” que lhes foram confiados, mas agradecem este tipo de ajudas.

A vice-reitora da UC Cristina Albuquerque considerou que o território da CIM Viseu Dão Lafões “tem imensas potencialidades, é uma região com muita diversidade em vários domínios”, como no tecido empresarial, no comercial, nas escolas e nas características geográficas.

“Pretendemos, através deste projeto, desenvolver iniciativas transversais às várias CIM, mas também iniciativas adaptadas a esta vossa especificidade e, para isso, precisamos escutar as propostas que têm para nos apresentar”, afirmou.

Segundo Cristina Albuquerque, “a formação autárquica e a administração pública, que pode ser importante para as várias regiões”, foi proposta à UC pela CIM Viseu Dão Lafões.

Formação para instituições de âmbito social e projetos que liguem as empresas da região ao ensino superior foram também pensados.

“Temos já em curso e em preparação muitos projetos. Estamos abertos à colaboração convosco. A assinatura do protocolo hoje vem apenas validar todos estes objetivos”, frisou.

Liderado pela UC, o Living the Future Academy tem como parceiros a Universidade dos Açores, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viseu e o Politécnico da Guarda. Arrancou com 104 parceiros e nove ‘clusters’, envolvendo mais de 300 associados.

“Entendemos que deveríamos olhar para este desafio como uma oportunidade regional e não uma questão da Universidade de Coimbra”, justificou o reitor Amílcar Falcão, sublinhando a importância de trabalhar em conjunto numa altura em que “o país caminha a passos largos para uma bipolarização inaceitável”.

A região Centro “tem que se afirmar em conjunto e, para isso, devemos recorrer a este tipo de ferramentas”, acrescentou.

No âmbito deste projeto – que é financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência – a UC ambiciona diplomar, em quatro anos, entre 8.000 a 12.000 pessoas.

O projeto prevê a criação de nove novos cursos de licenciatura e mestrado e de mais de uma centena de cursos curtos, não conferentes de grau, no âmbito de oito “academias” temáticas dedicadas a “’soft skills’, inteligência digital, robótica, saúde e longevidade, formação de professores, empreendedorismo jovem e sustentabilidade e economia circular”, entre outros.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia