Viseu Dão Lafões disponibiliza nova plataforma aos municípios

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões disponibilizou aos municípios seus associados uma aplicação móvel que tem mecanismos que promovem e facilitam a participação dos munícipes na preservação, utilização e gestão do espaço público.

Segundo o secretário executivo da comunidade, Nuno Martinho, “Viseu Dão Lafões sempre teve como prioridade o fomento à inovação, proximidade, simplificação e modernização administrativa autárquica”.

“Ao longo dos anos, tem desenvolvido, de forma sustentada e ininterrupta, diversos projetos que visam a prossecução destes objetivos”, frisou.

Nuno Martinho explicou que, neste âmbito, foi disponibilizada “esta importante plataforma aos municípios associados, que lhes proporcionará um salto qualitativo na gestão da relação com os seus munícipes e do seu território”.

A nova aplicação, que tem uso gratuito, “inclui a possibilidade de reportar ocorrências de forma simples, permitindo ainda o acesso a serviços municipais”, explica a CIM, em comunicado.

A comunicação de leituras do contador, a consulta da faturação da água e o acompanhamento de processos de licenciamento são alguns desses serviços.

“O munícipe poderá também receber diversos alertas meteorológicos ou da proteção civil, aceder a notícias, consultar a agenda cultural, entre outras funcionalidades”, acrescenta.

A CIM refere que, complementarmente à ferramenta de comunicação de ocorrências, disponibilizada pela aplicação, os municípios vão “dispor internamente de uma plataforma de gestão de ocorrências, assegurando, através desta, a permanente monitorização de todo o processo, desde o momento da comunicação da anomalia até à sua resolução e consequente notificação do munícipe”.

O objetivo é que seja um “processo cooperativo e colaborativo, reforçando as redes de interação e de partilha de conhecimento entre municípios, munícipes e demais agentes do território”, sublinha.

O projeto foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa, enquadrada no programa Centro 2020.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu