Viseu Dão Lafões desafia amantes do ciclismo com 4 Subidas Épicas

Num investimento que ascende a 40 mil euros, ao abrigo do projeto “Promoção dos Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal”, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões sinalizou os quatro circuitos que constituem as Subidas Épicas Viseu Dão Lafões.

No território Viseu Dão Lafões encontram-se algumas das maiores e mais carismáticas montanhas de Portugal, servidas por uma rede de estradas com características que cumprem os critérios que definem as “Subidas Épicas”.

Neste contexto, a CIM Viseu Dão Lafões promoveu, em parceria com os respetivos municípios, os circuitos de: S. Pedro do Sul – Arada (S. Pedro do Sul); Castro Daire – Montemuro (Castro Daire); Campo de Besteiros – Caramulinho (Tondela); Vouzela – Adsamo (Vouzela).

As Subidas Épicas Viseu Dão Lafões são compostas pelos quatro circuitos agora sinalizados. Apresentando, cada um deles, uma distância igual ou superior a 6 km, com etapas acima dos mil metros de altitude, com diferenças de cotas iguais ou superiores a 500 metros, um declive médio igual ou superior a 4% e, pelo menos, 20% da distância com inclinação igual ou superior a 10%, cumprindo assim os critérios definidos para uma Subida Épica.

Com esta iniciativa, integrada no projeto Bike Roads/Subidas Épicas, os amantes do ciclismo passarão a dispor de um desafio único, na região Viseu Dão Lafões.

Recorde-se que as Bike Roads – Subidas Épicas são um conjunto selecionado das melhores estradas de montanha para a prática de ciclismo, permitindo aos utilizadores desfrutar destes circuitos em autonomia e ao longo de todo o ano. São subidas cujas características técnicas, associadas à distância, desnível acumulado, altitudes, inclinações e paisagem, as transformam em desafios apelativos para os ciclistas amadores ou profissionais, permitindo replicar as sensações vividas nas competições profissionais mais carismáticas.

Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “Esta iniciativa enquadra-se na estratégia, que a CIM Viseu Dão Lafões delineou, de consolidação da região enquanto destino de turismo natureza, através da criação de um produto compósito no domínio do Walking & Cycling que alia percursos pedestres, ecopistas, centros de BTT e Trail às subidas épicas”.

Com o projeto Subidas Épicas Viseu Dão Lafões, a CIM, pretende valorizar os territórios de montanha e respetivo património natural, através da promoção das suas estradas enquanto produto turístico diferenciado capaz de dar resposta aos mais recentes fluxos turísticos ligados ao ciclismo e cicloturismo”, concluiu o Secretário Executivo.

A CIM Viseu Dão Lafões assinalou a ocasião em quatro momentos distintos, nos dias 22 de setembro (terça-feira), em Vouzela (da parte da manhã), e Campo de Besteiros – Tondela (da parte da tarde); e dia 23 de setembro (quarta-feira), em S. Pedro do Sul ( da parte da manhã) e em Castro Daire (da parte da tarde).

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
2
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
3
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
4
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil

Artigos relacionados

os-dois-lutadores-de-judocas-lutando-contra-homens_155003-10219
os-dois-lutadores-de-judocas-lutando-contra-homens_155003-10219
desporto
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil