Vinhos do Dão cresceram 18,2% em 2022

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, mostrou-se orgulhoso do resultado de faturação da região demarcada no mercado externo, em 2022, ano durante o qual conseguiu um crescimento de 18,2% em valor.

De acordo com a CVR, os vinhos da Região Demarcada do Dão “continuam a destacar-se do panorama vinícola nacional e registaram o maior aumento nas exportações de vinhos em todo o país no ano passado”, tendo crescido “18,2% em faturação no mercado externo, um valor muito superior ao crescimento de 1,52% no conjunto dos vinhos portugueses”.

Aludindo a dados do Instituto Nacional de Estatística relativos ao mercado externo, a CVR explicou que, “entre janeiro e dezembro de 2022, em comparação ao período homólogo em 2021, os vinhos da Região Demarcada do Dão exportaram para 80 países e apresentaram um crescimento global de 1,3% em volume, 18,2% em valor e de 16,6% no preço médio litro”.

“A excelência e a qualidade dos nossos vinhos continuam a ser altamente reconhecidas tanto a nível nacional como internacional, o que nos deixa, naturalmente, muito orgulhosos”, afirmou Arlindo Cunha.

Segundo o responsável, o Dão tem conquistado “cada vez mais mercados e especialistas”, provando que “é um território cheio de potencial, competitivo e diferenciador”.

“Estes números de faturação no mercado externo são mais um passo significativo do nosso crescimento como região vinícola de referência, algo que no futuro queremos manter, consolidar e solidificar”, frisou.

Segundo a CVR, no último ano, os vinhos do Dão “faturaram mais de 24,5 milhões de euros com as vendas para o estrangeiro”, tendo como principais mercados de destino o Canadá, a Alemanha, os Estados Unidos da América, a Bélgica e o Brasil.

A CVR destacou também “o extraordinário desempenho no Reino Unido e na Espanha, que sobem 133% e 27% em volume, respetivamente”.

No que respeita à Zona Euro, “o Dão sobe 5% em volume e 8,7% no preço médio” e, nos países terceiros, atinge “um crescimento de 21% na faturação e de 22% no preço euro por litro, representando 64% das vendas no mercado externo”, acrescentou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia