Vila da Ribeira – Magusto da Associação Beirões Ligados a França

1691

A festejar 10 anos de vida no próximo ano, a Associação Beirões Ligados a França, com sede em Vila da Ribeira – Sátão, incluiu este ano mais um evento tradicional à suas numerosas causas Sócio-culturais e Amitié Luso – Française.

O Magusto convívio de São Martinho, decorreu no dia 3 de novembro e reuniu cerca de 60 sócios e amigos de Sátão e Vila Nova de Paiva, a maioria vinda de França, em época de Todos os Santos.
Foi uma tarde muito animada que culminou com um lanche ajantarado; boa sardinha, castanhas, vinho novo, ,jeropiga e sobremesas variadas, confecionadas por sócias super competentes. Associaram-se ao evento e elogiaram a iniciativa, os autarcas locais; Pr. José Luís Mendonça Vaz, presidente da Junta de Freguesia de Ferreira de Aves e Dr. Alexandre Vaz, vice- presidente da Câmara Municipal de Sátão.
Foi ainda ocasião de cantar e dançar ao som do acordeão do sr. Alexandre, que proporcionou uma grande “soirée-surprise” que envolveu todos os presentes. Parabéns!
A Difusão da Lingua Portuguesa e Direitos dos Emigrantes
Emilia Ribeiro, um dos elementos-chave da direção da Associação dos Beirões, aproveitou para relembrar algumas das atividades de 2019 /2020, nomeadamente o Concurso destinado aos alunos do primário e secundário das escolas de Sátão e Vila Nova de Paiva, sendo como tema: A Difusão da Língua Portuguesa Influenciada Pelos Portugueses Espalhados Pelo Mundo Fora.
Os concursos escolares visam a valorizar a Emigração, como página da História Contemporânea de Portugal,  para que possa ser um dia integrada no programa de ensino escolar. – Referiu ainda, a problemática do retorno ao país de origem e, os vários assuntos sobre a defesa dos direitos dos emigrantes que afetam a reinserção dos numerosos reformados da vaga dos anos 70/80.
Laurinda Ribeiro