VII Fórum VISEU EDUCA arranca amanhã com perto de 800 participantes

Iniciativa tem lugar entre 20 e 22 de julho, em formato digital, e conta com a participação de oradores nacionais e internacionais

No âmbito do programa municipal VISEU EDUCA, o Município de Viseu e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Viseu VISprof promovem, pelo sétimo ano consecutivo, o Fórum VISEU EDUCA, nos próximos dias 20, 21 e 22 de julho. Dedicado este ano ao conceito de Cidade Educadora, o evento conta com a participação personalidades como Joan Manuel del Pozo, mentor da Carta das Cidades Educadoras e Professor de Filosofia da Universidade de Girona.

João Couvaneiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, e Paulo Louro, da Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), são alguns dos oradores nacionais que se destacam e que integrarão um dos painéis do primeiro dia do Fórum. O evento tem o apoio da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que integra mais de 500 cidades de todo o mundo, entre as quais Viseu, comprometidas com a Carta das Cidades Educadoras.

Outro dos destaques da sessão de amanhã aborda a visão holística de programas de literacia ambiental no concelho de Viseu e na região que este integra, contado com a participação CIM Dão Lafões, da Vereadora da Educação, Cristina Brasete, e dos autarcas das freguesias de Viseu e Campo, em representação da Comunidade das 14 Eco-Escolas.

Já no dia 21 de julho, o Fórum será dedicado ao acesso à informação e ao digital. Ao longo do dia, a iniciativa irá receber conferências que convidam à reflexão e ao debate, nomeadamente sobre os “novos desafios” que se impõem à educação com o digital, passando pelo caso das escolas de Viseu na Transição Digital. Por fim, no dia 22, vão ser também refletidas e analisadas as boas práticas até agora desenvolvidas, em áreas como a inclusão e coesão social e a orientação e inserção laboral inclusiva.

Dirigido à comunidade educativa, partindo do conceito de Cidade Educadora, com enfoque nas dimensões da educação ambiental, digital, educação inclusiva, desenvolvimento curricular e a inclusão pelas artes, este Fórum é uma das referências locais de discussão, formação e reflexão sobre a educação nas nossas Escolas.

“O VISEU EDUCA é um programa educativo com vista à promoção da qualidade, inclusão e diversidade do sistema de ensino, contribuindo para a formação de toda a comunidade escolar, de alunos a docentes, encarregados de educação e todas as instituições envolvidas nas mais variadas vertentes”, afirma Cistina Brasete, responsável pelo pelouro da Educação no Município de Viseu.

Por seu lado, Conceição Azevedo, Presidente da autarquia viseense, salienta a importância do programa para a melhoria de indicadores relevantes: “entre 2017 e 2019, a percentagem de percursos diretos de sucesso no ensino secundário foi de 58%, e no 3º ciclo de 60%, o que coloca Viseu no segundo e terceiro lugar, respetivamente, do ranking nacional. Já o insucesso escolar no ensino básico diminuiu mais de 50%, de 7,8% para 3,4%”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia