Universidade Europeia promove 1ªconferência de investigação em Turismo em Portugal

1813

A Universidade Europeia promove a primeira conferência totalmente dedicada à investigação em Hospitalidade e Turismo, realizada em Portugal. A “International Research Networking Conference for Hospitality and Tourism” vai ter lugar, entre 6 a 9 de março, na cidade de Viseu, e vai reunir as mais importantes personalidades da investigação internacional e nacional em Turismo.

A iniciativa pioneira é dinamizada pela Professora Antónia Correia – diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia e representante do CEFAGE, centro de investigação reconhecido pela FCT-, em conjunto com o Professor Metin Kozak – membro da Academia Internacional do Turismo Mundial e um dos maiores investigadores em Turismo a nível mundial. Esta maratona científica de três dias conta com o apoio do Turismo de Portugal, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, da Comissão de Coordenação da Região Centro e da Câmara Municipal de Viseu.

A conferência é aberta a todos os interessados pela temática do Turismo e, durante o encontro, os participantes serão convidados a apresentarem ideias e questões, para serem desenvolvidas em colaboração com investigadores de outras nacionalidades. Desta forma, pretende-se aumentar o espectro geográfico da investigação e promover a multidisciplinariedade e o espírito colaborativo entre os investigadores num contexto internacional.

Os abstracts elaborados serão apresentados no final do encontro e os investigadores poderão contar com o apoio de oito mentores, na sua grande maioria editores de revistas internacionais na área do Turismo e que estarão presentes no evento para partilharem os seus conhecimentos. As melhores propostas poderão vir a ser publicadas nas revistas associadas à conferência.

Para além deste trabalho, os participantes terão ainda a oportunidade de assistir às palestras dos keynote speakers. Dimitrios Buhalis, professor da Universidade de Bournemouth e editor da revista Tourism Review, com mais de 80 artigos publicados, irá falar de investigação e dicas de publicação. Catheryn Khoo-Lattimore, professora da Universidade de Griffith na Austrália e editora da Tourism Management Perspetives, irá falar sobre a arte de rever artigos científicos.

Durante a conferência, no dia 8 de março, às 16h30, será lançado o livro “Experiencing Persian Heritage” da professora Antónia Correia, Metin Kozak e Ana Isabel Rodrigues. Tendo em mente as recentes transições políticas, culturais e sociais no Irão, esta obra analisa perspetivas multidisciplinares sobre turismo e o desenvolvimento de hospitalidade, identificando os desafios que um país que constitui o berço de todas as nações enfrentou e enfrenta. O livro é desenvolvido como uma referência essencial para o desenvolvimento de destinos em países semelhantes ao Irão – ricos em história, cultura, património e diversidades étnicas e naturais, mas extremamente fechados.