UM FUTURO SEGURO E SAUDÁVEL NO TRABALHO

Integrado nas comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, irá realizar-se no próximo dia 23 de Abril, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), um seminário intitulado “Um Futuro Seguro e Saudável no Trabalho”. O evento resulta de uma parceria entre a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e o IPV, contando ainda com a colaboração da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora.

 

No evento serão apresentadas comunicações sobre o conceito de Trabalho Digno (Decent Work), conceito este proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT; 1919-2019) em 1999 procurando responder a questões de políticas internacionais relativas ao trabalho. Desde então tem sido o foco da agenda da OIT/ACT, assim como alvo de significativo desenvolvimento sendo considerado o 8º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para 2030 da Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015). O objetivo fundamental da OIT é a existência de trabalho digno e produtivo para mulheres e homens em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana.

 

Paralelamente, será também apresentado um projeto que se encontra em desenvolvimento sobre a Economia para o Bem Comum (EBC), conceito alinhado com o conceito de Trabalho Digno. A EBC surge num contexto de crise financeira, propondo um modelo mais sustentável focado no bem comum, e a sua principal bandeira é a de que a economia deve servir as pessoas, ou seja, o bem comum. Este modelo propõe que as relações de mercado sejam orientadas por valores humanos, nomeadamente dignidade humana, solidariedade e justiça social, sustentabilidade ambiental, transparência e codeterminação. A recomendação de adesão a este modelo económico, alinhada com a Estratégia Europa 2020, emerge do Comité Económico e Social Europeu (CESE), em setembro de 2015. Trata-se de um modelo ético para a sociedade e a economia, proposto em 2010 por um economista austríaco, Christian Felber, movimento hoje apoiado já por mais de 2000 empresas em 40 países.

 

A EBC é assim um modelo cooperativo e holístico que visa criar um sistema social e económico resiliente, sustentável e inclusivo, evitando tensões sociais fraturantes e inesperadas crises sociais disruptivas. A adesão a este modelo económico acarreta consigo um conjunto de práticas favoráveis a uma gestão de recursos humanos eficaz, com consequentes benefícios para os demais atores sociais, independentemente da dimensão ou setor de atividade das organizações aderentes. Aqueles que quiserem e puderem estar presentes serão encorajados a participar neste movimento e na disseminação e aplicação do trabalho digno, no que estiver ao seu alcance.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal