Tyler Counsil, diretor do programa “CAST”, é o convidado da segunda sessão de “3P – Prevenir Para Proteger”

1242

Promovido pelo Politécnico de Viseu (PV) e o SPECULA – Observatório da violência e género de Viseu, o novo webinar do ciclo de conversas partilhadas “3P – Prevenir Para Proteger”, apresenta um programa de prevenção da violência no contexto do ensino superior “CAST – Child Advocacy Studies” implementado nos Estados Unidos da América. A sessão, que decorre no próximo no próximo dia 26 de fevereiro, sexta-feira, pelas 15h30, conta com a presença de Tyler Counsil, diretor do Centro de Estudos do programa. Moderado por docentes do PV e direcionado a alunos, docentes e à comunidade em geral, o evento pode ser acompanhado aqui, na página oficial do Facebook do PV.

Desenvolvido pela primeira vez no National Child Protection Training Center, na Winona State University, e tendo na sua génese a visão do projeto “Abuso Zero”, o programa “CAST” pretende sensibilizar e formar alunos, docentes e outros profissionais da área dos maus-tratos para a compreensão multidisciplinar sobre os fatores que levam a abusos infantis e as várias respostas atualmente existentes para fazer face aos maus-tratos, incidentes de abuso e negligência infantil.

Promovido pelo Politécnico de Viseu e pelo SPECULA, o ciclo de conversas partilhadas “3P – Prevenir Para Proteger” é uma iniciativa que reúne projetos de prevenção da violência e igualdade de género, contando com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais. A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade foi a convidada da primeira sessão, alusiva à temática da Igualdade de Género. Rosa Monteiro considerou terem sido “duas horas muito bem passadas e com muitas questões relevantes acerca do papel das Instituições de Ensino Superior na promoção da igualdade de género”. É possível assistir à gravação da sessão aqui.

“PREVINT – Programa de Prevenção da Violência nas Relações Interpessoais” é o tema da terceira e última sessão, que decorrerá no dia 5 de março, a partir das 16h30, com a presença de Ricardo Barroso, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e coordenador do programa.

SPECULA – Observatório da violência e género de Viseu foi criado pelo Politécnico de Viseu, em 2019. Resulta de uma parceria do Observatório Nacional de Violência e Género (ONVG) e integra o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Contribuir para aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para informar e apoiar políticas públicas nacionais e internacionais neste domínio, são os principais objetivos deste observatório, que pretende reunir investigadores/as, especialistas, cidadãos e entidades que têm vindo, ou pretendem vir, a realizar trabalho ou atividades nestas matérias.