A Transdev anunciou hoje que a partir de sexta-feira suspende os serviços de transportes intermunicipais na região da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, devido ao atraso no pagamento desde 2020.
A decisão, explica, deve-se a “uma dívida à Transdev num total superior a 1,2 milhões de euros – que acumula um valor relativo aos serviços de transporte prestados no 4.º trimestre de 2020 e o valor dos já realizados em 2021, para o qual ainda não foi formalizado contrato”.
A situação “vai forçar a empresa a suspender os seus serviços” na CIM Viseu Dão Lafões”, afirma ainda Transdev num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
A Transdev informa que “esta decisão tem efeitos a partir da próxima sexta-feira, 09 de julho, no intuito de salvaguardar o transporte dos estudantes até ao final do período letivo e assim lesar o menos possível os passageiros que dependem destes serviços para as deslocações entre casa e a escola”, acrescenta.
Apesar do “acumular de dívidas e da falta de formalização do contrato, a Transdev assegurou o serviço de transporte de passageiros ao longo de meses, ainda que sem receita para poder pagar salários e todas as despesas inerentes às operações”, refere a mesma nota.
“A empresa vê-se agora forçada a suspender os serviços”, sublinha.
A empresa de transportes públicos, que opera em todo o país, em especial nas regiões do Norte e do Centro, adianta que “a retoma da atividade está dependente de uma resposta positiva da autoridade à regularização da dívida e formalização contratual”.
Segundo o comunicado de imprensa, a Transdev, há 20 anos em Portugal, tem cerca de 1.800 colaboradores e uma frota superior a 1.500 viaturas, transportando anualmente cerca de 21 milhões de passageiros.