Tondela lutou até final e salvou permanência na última jornada

O Tondela confirmou a permanência na I Liga de futebol na última jornada, numa época em que finalizou a primeira volta com a melhor pontuação de sempre, mas perdeu o ritmo com o avançar do campeonato.

O técnico espanhol Natxo González estreou-se no futebol português e nunca escondeu que o objetivo traçado era a “manutenção na I Liga o mais cedo possível, para não ficar para as últimas jornadas a pressão” da manutenção ou não, o que acabou por acontecer, valendo uma vitória no reduto do Moreirense (2-1).

Desde que chegou à competição cimeira, em 2015/16, o Tondela nunca tinha feito uma primeira volta tão boa, com 20 pontos após a 17.ª jornada, que lhe valiam o 10.º posto.

O Sporting (1-0) foi uma das três equipas que saiu do Estádio João Cardoso derrotado, naquelas que foram as únicas vitórias no Estádio João Cardoso, ontem também caíram o Desportivo das Aves, (2-0) e o Sporting de Braga (1-0).

O Tondela teve o seu melhor momento entre a terceira e quinta jornadas, com duas vitórias. Os piores momentos aconteceram na segunda volta, ao fazer duas vezes uma sequência de seis jogos sem vitórias: entre a 20.ª e a 25.ª e entre a 27.ª e a 32.ª jornada.

No ‘mercado de inverno’, o Tondela foi buscar Marko Petkovic, Ricardo Valente e Ronan, que foi dos que mais se destacou na equipa, ao concretizar cinco golos. O espanhol Pepelu chegou no início da época, praticamente sem currículo, e foi o que mais assistências fez, além de apontar dois golos.

O ‘capitão’ e guarda-redes Cláudio Ramos foi também um dos homens da equipa beirã e, apesar da lesão que o afastou nos últimos jogos, bateu o recorde nacional, ao fazer 103 jogos consecutivos, destronando a série de Rui Patrício pelo Sporting.

Em janeiro, saíram Bruno Monteiro, Denilson Junior, Bruno Wilson, Manu Sánchez, João Vigário, Pedro Silva e o hondurenho Rubilio Castillo que chegou, no início da época, como o ‘homem golo’, mas acabou por nunca concretizar nenhum.

Jaquité e Xavier acabaram a última época em destaque pela positiva e, este ano, apresentaram-se, longe dos ‘holofotes’ do futebol.

O Tondela acabou a época com 36 pontos, ficando, à semelhança das épocas anteriores na I Liga, muito próximo da ‘linha de água’, este ano no 14.º lugar, três pontos acima, o da vitória a fecha, selada com penáltis de João Pedro e Pepelu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

n_1
Académico_de_Viseu
futebol-no-conceito-de-sucesso-do-objetivo_1150-5276
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil