Tondela investe mais de 450 mil euros na ampliação e requalificação do cemitério

A presidente da Câmara Municipal de Tondela apresentou publicamente o projeto de ampliação e requalificação do cemitério municipal, num investimento superior a 458 mil euros que pretende estar concluído até 01 de novembro.

“Hoje é um dia muito importante para nós, este dia de 25 de fevereiro em que lançamos uma importante obra, a requalificação e ampliação do cemitério de Tondela, uma obra há muito sentida como necessária”, defendeu Carla Antunes Borges.

A autarca adiantou, no decorrer da apresentação pública do projeto, que “o objetivo principal da intervenção passa pelo alargamento do cemitério existente, dado que a atual capacidade se encontra esgotada”.

 Segundo a nota de imprensa, a autarca referiu que se trata de “um investimento municipal de mais de 458 mil euros”, uma obra justificada pela “necessidade de ampliação” já que, atualmente, “está no limite, com uma taxa de ocupação de 99%”.

 Após a empreitada, referiu o documento enviado à agência Lusa, “o cemitério ficará com uma área de 8.942 metros quadrados, quase o dobro do espaço existente” atualmente.

 “O projeto inclui não só a execução de obras de ampliação, como a criação de novas formas de sepultamento. O cemitério ficará com espaço para a criação de 308 novas sepulturas, 116 ossários, 102 columbários e oito jazigos”, descreveu a autarquia.

 As obras incluem ainda, continuou o documento, “a criação de um Jardim da Memória, uma zona exterior ajardinada destinada à colocação de urnas, até 120, com as cinzas dos entes queridos e onde os familiares poderão prestar homenagem aos mesmos”.

 Além da ampliação, estão previstos trabalhos de requalificação “na capela, que sofrerá obras no interior e no exterior” e nas “casas de banho, que serão transformadas num edifício de apoio aos funcionários, prevendo-se a construção de novas instalações sanitárias” e ainda o arranjo dos espaços verdes e de circulação e dos muros.

 “Vamos requalificar o espaço atual, beneficiando várias áreas funcionais existentes, alterando a localização de outras, e, em simultâneo, vamos responder a novas necessidades e à modernidade dos tempos”, afirmou Carla Antunes Borges.

 Segundo a nota de imprensa, as obras começam na próxima semana e têm um prazo de execução de oito meses e “a empreitada será custeada unicamente pela Câmara Municipal” de Tondela.

“Pretendemos cumprir e eventualmente até antecipar um pouco a conclusão destas obras. O nosso objetivo é que no dia 1 de novembro deste ano esta instalação, com a ampliação esteja já pronta para estar ao serviço de todos, num dia muito importante para as nossas comunidades”, concluiu a autarca.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
2
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
3
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe
4
Académico_de_Viseu
Jorge Simão já não é treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

Oliveira de Frades Rockfest
Viseu
Câmara Municipal de Mangualde
vinho
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023