Tondela com eventos culturais até novembro nas várias freguesias

1743

Música, poesia e teatro fazem parte de iniciativas como o TondelAnima ou o Tom de Festa, que começam a animar o concelho de Tondela a partir deste fim de semana e até novembro.

Segundo a Câmara Municipal de Tondela, “os eventos regressam este ano em força nas várias freguesias” e para assinalar o regresso das atividades culturais, suspensas pela pandemia, a autarquia criou o TondelAnima.

“O TondelAnima pretende potenciar a fruição cultural, proporcionando momentos de convívio e interação cultural entre agentes e o público em geral, ao mesmo tempo que se constitui como estímulo na dinamização da atividade associativa do concelho”, sintetizou esta autarquia do distrito de Viseu.

A partir do próximo fim de semana “há um vasto programa cultural” que arranca na tarde do dia 24, pelas 16:00, com o coro polifónico da Casa do Povo de Tondela a dar um concerto na Igreja Matriz de Vilar de Besteiros.

Entre os grupos mais dinâmicos na agenda cultural está o Teatro Experimental de Intervenção de Alvarim (Teia), da Associação Recreativa e Cultural de Alvarim (ARCA), que tem o primeiro espetáculo agendado para o dia 30, em Tourigo.

Em maio, marca presença no pavilhão multiusos de Sabugosa (dia 14), em junho, na Igreja Românica de Canas de Santa Maria (04) e no Rossio de Castelões (25), e, em 10 de setembro, vai à Casa do Povo de São João do Monte.

Em novembro, o teatro do Teia volta a subir aos palcos e o primeiro espetáculo (19) está agendado para o auditório da ACERT e, em 26, desloca-se à sede da Associação “Os Modestos”, no Caramulo.

A Casa do Povo de Tondela promove um sarau de poesia e música na sede da ARCA (07 de maio), depois na ARCAPA – Associação de Caparrosinha, (21) e no Centro Cultural de Santiago de Besteiros (29).

Em junho, vai ao espaço multiusos de Parada de Gonta (05).

O Grupo Romã apresenta-se na Igreja Matriz de Tondela na noite de 30 de abril e, em 28 de maio, a Banda Filarmónica Tondelense organiza um concerto musical no Alto das Raposeiras, em Molelos.

Em junho, a Casa do Povo de Tondela dá um concerto polifónico na Igreja Matriz de Campo de Besteiros (04) e, em 26, está agendado um concerto musical a cargo da Banda Filarmónica Tondelense, em Santo Amaro, Tonda.

Esta banda vai ainda ao Santuário da Nossa Senhora da Esperança, em Mouraz, em 05 de agosto, e, em 04 de setembro, marca presença no Largo Cândido Figueiredo, em Lobão da Beira.

“Em julho, regressa o ‘Tom de Festa’, promovido pela ACERT, com o apoio do Município de Tondela, nos dias 01 e 02, em Lajeosa do Dão, 08 e 09, em Mosteiro de Fráguas, de 14 a 16 em Tondela e nos dias 22 e 23 em Ferreirós do Dão”, referiu o município.