Tondela apoia com um milhão de euros a construção de três residências para idosos

A Câmara de Tondela vai apoiar com um milhão de euros a construção de três residências para idosos, num total de 177 camas, e cujo investimento é superior a cinco milhões de euros.

Os protocolos foram hoje assinados em Tondela, distrito de Viseu.

“Estes protocolos assinados hoje têm características especiais que passam pelas necessidades das instituições e até as diferenças nos valores do apoio municipal”, destacou a presidente da Câmara de Tondela.

Carla Antunes Borges falava na cerimónia de assinatura de protocolos entre o Município de Tondela, duas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e ainda a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, com capacidade para 50 camas, tem um investimento de 2,8 ME e é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o protocolo hoje assinado, o Município de Tondela apoia em 753 mil euros, o equivalente a 65% do valor em falta para o total da obra, “a única a acontecer” até ao final do mandato, reconheceu o presidente da união de freguesias, José Helder.

A ERPI da Associação Social, Desportiva, Cultural e Recreativa de Parada de Gonta (ASSODREC), para um total de 27 camas, tem um investimento superior a 1,4 ME e um financiamento do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) em 742 mil euros. Conta com um apoio municipal de 117 mil euros.

O Centro Social Paroquial de São Salvador de Tonda, cujas obras da ERPI custarão mais de 1,1 ME, com capacidade para acolher 40 utentes e um financiamento do PARES em 418 mil euros, também recebe do município 117 mil euros.

“A diferença de valores que a autarquia dá às instituições resulta de uma limitação da lei para o limite do endividamento que impede as autarquias de recorrerem à banca”, destacou Carla Antunes Borges.

As duas IPSS que contam com o apoio do PARES “recorreram à banca para o montante em falta e o apoio do município é o equivalente a 50% dos custos mensais para o pagamento desse empréstimo” bancário.

“Deve haver uma excecionalidade para estas matérias, para as situações que envolvem fundos comunitários e, acima de tudo, para as que envolvem intervenções especiais e fundamentais para as áreas sociais e da saúde”, defendeu a presidente.

No último ano, a Câmara de Tondela investiu no setor social mais de 1,7 ME, montante que corresponde aos apoios atribuídos a munícipes e às verbas transferidas para as instituições sociais, juntas de freguesia e associações.

A diretora do Centro Distrital de Viseu da Segurança Social, Márcia Martins, elogiou o município pelo apoio às instituições e destacou que “o concelho de Tondela, no distrito, foi dos que teve mais aprovações em candidaturas” na área social.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 
2
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
3
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
tondela
Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015