Rafael Barbosa deu os primeiros três pontos da época ao Tondela, frente ao Portimonense, no Estádio João Cardoso, que recebeu ontem e os primeiros adeptos, em jogo da quinta jornada da I Liga de futebol.
Rafael Barbosa inaugurou o marcador aos 33 minutos e foi o autor do único golo da partida que deu ao Tondela os primeiros três pontos da equipa ‘beirã’ nesta época, num dia em que o Estádio João Cardoso recebeu adeptos, pela primeira vez, desde o início da pandemia.
Nos primeiros 30 minutos, o Tondela praticamente não permitiu que o jogo saísse do meio campo adversário, uma pressão que deu frutos aos 33 minutos, com o avançado português a inaugurar o marcador.
Rafael Barbosa estava desde o minuto seis a tentar concretizar, com um remate ao lado esquerdo da baliza do Portimonense, e, oito minutos depois, tentou junto à barra, mas Samuel defendeu, assim como evitou um minuto depois um cabeceamento de João Pedro.
O Portimonense reagiu após o golo e, nos últimos 15 minutos da primeira parte, o jogo ficou mais equilibrado e, depois de ter rematado uma vez na primeira meia hora (Fabrício, 25 minutos), a equipa visitante avançou no campo.
Anderson rematou aos 37 minutos por cima da barra e insistiu dois minutos depois, mas diretamente para as mãos de Pedro Trigueira. Um minuto depois foi Anzai a tentar concretizar, mas, mais uma vez, o guarda-redes do Tondela evitou o empate.
O primeiro momento perigoso da segunda parte surgiu aos 56 minutos com a baliza do Tondela a descoberto e Dener a rematar direto à barra, com a bola a ‘picar’ para fora e Pedro Trigueira a agarrá-la de imediato.
Numa segunda parte mais equilibrada, o Portimonense insistiu e, aos 62 minutos, Fabrício fez um remate cruzado pela direita, mas Pedro Trigueira não permitiu a concretização ao adversário.
Antes dos 70 minutos o Tondela rematou duas vezes à baliza adversária, primeiro com Salvador Agra (68) na marcação de um livre, depois com Rafael Barbosa a tentar um cruzamento, mas em ambas as ocasiões a bola saiu por cima da barra.
Já nos minutos de compensação Salvador Agra voltou a tentar aumentar a diferença no marcador, mas sem sucesso, rematando por cima para a bola bater na barra.
Apesar de haver mais remates na segunda parte, marcada por inúmeras faltas e todos os cartões amarelos do desafio, e um vermelho, a um elemento do banco ‘algarvio’ os golos não se concretizaram.
Com este triunfo o Tondela subiu, provisoriamente, ao nono lugar da I Liga, com cinco pontos, e ultrapassou a equipa do Portimonense, que é 15.º, com quatro pontos.