Todo o povo é festivo  

 

Parte I

 

Todo o povo é festivo. Todos brindam à terra com o vinho das uvas locais, todos dançam ao compasso de melodias familiares, todos reconhecem as suas fronteiras no sabor dos seus repastos, todos construem uma escultura de identidade com o mármore da alma. No alto de tudo isto, um santo padroeiro observa as comemorações com olhar doce e aprovador.      Não estou com isto a dizer que todo o bairro contém uma tradição popular no verdadeiro sentido do termo, nem que estes bairros devem urdir festividades sem o pollice verso da genuinidade. As festas devem à genuinidade o seu encanto e berço, desde a velha castiça ao jovem enamorado das ruas onde cresceu.      O que dizer, então, dos bairros outrora pertencentes à família festiva e que, por uma série de razões e condicionalismos, permitiram a chegada de um certo inverno de cores e tradições? Deste inverno dever-se-ia seguir a primavera das gentes. Não haverá legitimidade local e histórica para a promoção de um regresso?     Na parte II contemos uma reflexão acerca desta realidade, invocando as potenciais causas do arrefecimento festivo em determinados bairros e sustentar o porquê de, pelo menos, procurar recuperar esse colorido local.

 

Parte II

Vildemoinhos é, indiscutivelmente, o maior embaixador popular da cidade de Viseu. A história não deixa a pequena localidade mentir, senhora de longeva e sentida tradição, que preenche, orgulha e pulsa os corações viseenses. Quase 400 anos que ocupam a eterna montra do tempo, com cortejos, festas em honra de São João, criatividade, aromas portugueses e sentimento de dívida e gratidão (recomendo a leitura da história que originou as Cavalhadas, um triunfo poético da justiça popular).                             Este prelúdio erige as colunas que sustentam a casa de uma tradição (casa e não palácio, pois que as festas populares exigem-se simples e orgulhosamente suaves). A saber: 1 – legitimidade histórica, 2 – vínculo local, 3 – sentimento de pertença 4 – sequência.         Vildemoinhos e as suas Cavalhadas apresentam todos estes requisitos. Todavia, existem outros exemplos de tradições festivas que perderam força nos últimos anos, cuja explicação maior deverá passar pelo 4ºponto referido no parágrafo anterior: a sequência.               A sequência é o sangue do coração tradicional, que se renova ano após ano. Sem esse sangue, o músculo esquerdino mirra e interrompe a vida. Os moradores são os obreiros da tradição, mas os incentivos agitam os sonolentos e relembram os distraídos. São necessárias pontes entre o povo e organizações festivas, divulgação, cooperação com os comerciantes, colaboração das juntas de freguesia.     Marzovelos, bairro da antiga Freguesia Coração de Jesus, é uma excelente referência neste artigo. Desde o do século XVIII até aos primeiros anos do nosso século, a antiga casa dos Condes de Prime, “A Costa de Marzovelos” e, mais tarde, o Bairro de Chévis, com o labor dos habitantes, construíram e deram seguimento a uma tradição que perdeu vitalidade gradualmente até ao seu termo.                 Não terá, pois, a localidade de Marzovelos, legitimidade histórica para receber a distinta coroa de bairro popular?  Não deveria a Junta (e outras) assumir um papel mais ativo no apoio aos moradores? Deixo estas questões a quem de direito.   Os Santos Populares engrandecem o nosso país, na sua genuinidade e transversalidade e torná-los cada vez mais nossos depende apenas e só da nossa vontade.

Francisco da Paixão

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia