TIC-TAC | novo álbum editado dia 8 de Fevereiro

TIC-TAC… uma questão de fazer o tempo acontecer!

TIC – TAC fala do tempo, um tempo para crescer, para amadurecer e perceber as escolhas que a vida foi exigindo à fadista, que desde muito jovem se deparou com duas estradas paralelas, onde a velocidade e o tempo a percorrer se foram estreitando, fundindo-se numa única via, por uma única condutora, Mara Pedro.

Fadista e estudante de Medicina Dentária, desde cedo percebeu o valor do tempo, o tempo que dá e tira, vai e vem, como o mar que bate na areia, acreditando sempre, que não precisa de escolher um só caminho, que deseja ficar com o que o tempo lhe der e permitir fazer. Esta é a sua mensagem: “Podemos ser o que nos propusermos ser”
Criou uma capacidade de se abstrair do que não quer, conseguindo focar-se no que deseja, mesmo não sendo no tempo certo. Se tiver de estudar horas antes dos concertos, ou mesmo depois deles, entra e sai de palco, apresentando o mesmo profissionalismo e aquele sorriso que a caracteriza.

Após tres álbuns editados e inúmeros concertos por vários países (Espanha, França, Lituânia, Suíça, Alemanha, América, Canadá e Brasil) Mara Pedro conheceu outras culturas, ouviu outras histórias e foi construindo a sua, escrevendo durante as longas viagens de avião. TIC-TAC foi assim construído, como um diário de bordo, onde escreveu o que foi vivenciando e sentindo, desfrutando de um tempo que era só seu.
O mestre Custódio Castelo, seu grande amigo e produtor teria que fortalecer esse projeto, com a sua capacidade de perceber, o que a Mara queria dizer nos seus poemas.
Foi um processo difícil e nas suas palavras mais ternas o Mestre dizia: “A Mara ainda não sabe o que quer, mas sabe muito bem o que não quer.” E, depois de horas indeterminadas, de avanços e recuos, onde o cansaço do corpo era ultrapassado pela vontade de ouvir o resultado, mesmo nos momentos de exaustão, Mara nunca se deixou vencer pelo cansaço e, lá estava o mestre: “Querida, queres parar?” – e do outro lado vinha a resposta: “Não, bora lá com isto”

Custódio Castelo foi muito mais que um produtor, ou Mestre da guitarra portuguesa, ele é um exímio educador, com a sensibilidade de perceber que não podia parar a criatividade da Mara deixando assim fluir o que ela queria transmitir.
O último dia de estúdio terminou cedo, todos estavam contentes, iriamos jantar a horas “normais”. Mas, antes de abandonar o “barco”, Mara e Custódio quiserem voltar a ouvir todos os temas: ”O RIO CORRE AO CONTRARIO, não gravámos?” Mestre: “Deixamos para depois do jantar?” Mara: “Fiquei sem fome…”

O álbum traz a sonoridade de um TIC-TAC e a nostalgia do FADO MALHOA, passando por uma morna encantadora, em jeito de um SUAVE MEDO e a força de construir um caminho mesmo quando o RIO CORRE AO CONTRÁRIO.
Amália Rodrigues, sua grande inspiração ditou a escolha de dois fados em francês QUAND LES FILLES VONT AU BAL e LA VILLE S´ÉVEILLE. Também estes tiveram a sua história, dando origem a mais uns dias de gravação, na companhia de um cantor Francês, para ajudar na dicção, pois cantar e falar são coisas distintas e a pronuncia francesa tem os seus “sons” difíceis de interpretar.
O seu nome é TEMPESTADE quando sente a força que não consegue reprimir, dando voz ao poema de Carla Tavares, sua conterrânea.
Durante a viagens desenhou castelos no ar e criou histórias de histórias, em que Dª CARDEALA será a mentora de uma cusquice que alimenta qualquer mundinho.
Deixa transparecer quem é, no FRUTO DO DESTINO e, brinca FORA DA CAIXA esboçando um PONTO PLUMA que a liberta ao som de uma valsa.
E, para quê chorar sobre o mar se o mar já tem tanta água, pela vontade do poeta Mário Raínho, um CHORO À BEIRA MAR embala qualquer coração distraído.
Cantar LONGE DAQUI tem sido o seu percurso e levando na sua voz a saudade do que é português, a cada português no mundo.

A fadista tinha 9 anos quando conseguiu conquistar 3 prémios: melhor letra, melhor música e melhor interpretação. Como uma recordação de menina o tema POVO INTEMPORAL fecha assim o seu álbum.

A possibilidade de ter mais vidas que os gatos, podermos seguir vários caminhos em simultâneo e, sermos o que nos propomos ser, é a sua mensagem, tudo numa fração de segundo de um TIC- TAC

Ouvir Mara Pedro cantar é deixar-se embalar pela doçura da sua voz.
A menina de Viseu, longe do meio do fado, tem na voz um destino que contará uma história.

https://MaraPedroTicTac.lnk.to/Y3MtzPR

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia