“The Navigator” encerra cine-concertos em Viseu Dão Lafões

1558

O filme “The Navigator” vai encerrar, a 4 e 5 de outubro, o ciclo de “Cine-concertos fora de portas” que, desde abril, tem animado a região Viseu Dão Lafões.

No próximo fim-de-semana, sobem a palco os músicos Filipe Raposo e Bruno Pinto, que darão som à película realizada por Buster Keaton em 1924.

Este filme conta a história de dois ricos mimados que ficam presos num navio de passageiros vazio. Considerado um dos filmes preferidos de Buster Keaton, “The Navigator” será exibido na próxima sexta-feira em Castro Daire (Centro Municipal da Cultura, às 21h00) e no sábado em Tondela (no Mercado Velho, também às 21h00). Esta exibição, terá o acompanhamento musical de Filipe Raposo e Bruno Pinto, que irão tocar a composição original que ambos prepararam e apresentaram ao público, pela primeira vez em 2015, na sessão comemorativa do 60.º aniversário do Cine Clube de Viseu.

No âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, desde abril que o programa “Cine-concertos fora de portas” já exibiu uma dezena de filmes de todos os géneros, com um conjunto de músicos que tornaram possível esta viagem: Bruno Pinto, Filipe Raposo, Gonçalo Alegre, José Pedro Pinto, Nicholas McNair, Noiserv e Nuno Silva.

O “Emigrante” de Charlie Chaplin, “Sherlock Jr. de Buster Keaton e “Os lobos” e “Mulheres da Beira” de Rino Lupo estão entre os filmes exibidos, sempre com acompanhamento musical ao vivo.

No final deste programa é de destacar a circulação do projeto por nove municípios da região Viseu Dão Lafões, sempre em espaços com história e identidade próprias, desafiando o público a conhecer e regressar a esses locais.