Testes em S. João da Pesqueira detetam 119 assintomáticos

O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse  à agência Lusa que dos 4612 testes realizados no concelho, 119 deram positivos ao SARS-CoV-2, uma ação que vai continuar semanalmente nos elementos da proteção civil municipal.

“Fizemos 4612 testes e destes 119 resultaram positivos, sendo que eram assintomáticos e desconheciam que tinham o vírus” SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, adiantou Manuel Cordeiro.

À agência Lusa, o presidente explicou que “gostaria de ter testado toda a população, num universo de 7.200 pessoas no concelho, mas obviamente só fez quem quis”, o que no seu entender já “ajudou a evitar que 119 pessoas, sem saberem, passem o vírus” a terceiros.

“Não sendo da nossa responsabilidade, resolvemos fazer testes à população para detetar possíveis casos de assintomáticos e, desta forma, tentar controlar o vírus, mesmo sabendo que não é possível, mas queremos reduzir drasticamente o número de contágios”, disse.

Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), o município de São João da Pesqueira, a norte do distrito de Viseu, registava até esta sexta-feira, 164 casos ativos, 10 nas últimas 24 horas”.

“Os números da DGS não refletem os resultados destes testes da autarquia, porque eles foram comunicados da nossa parte e agora à maneira que os vão introduzindo no sistema e vão contactando as pessoas é que eles vão surgindo nos dados oficiais”, explicou.

Dos testes rápidos adquiridos pela autarquia para a população, algumas centenas foram entregues aos bombeiros e à proteção civil municipal para que “todas as semanas serem testadas os elementos que mais se expõem”.

Manuel Cordeiro explicou que no decorrer da semana em que a equipa, de 19 elementos, esteve no concelho a fazer testes, o médico esteve a dar formação a três elementos dos bombeiros voluntários e a um da proteção civil da Câmara.

O objetivo, explicou, é “todas as semanas mais de 60 elementos, entre bombeiros e Câmara, da proteção civil, fazerem testes, uma vez que andam mais expostos ao vírus, quer pelo transporte de doentes, quer pelo restante trabalho que realizam”.

O presidente disse ainda que a Câmara tem “duas equipas diariamente no terreno, junto da população, a entregar medicamentos e alimentos” a pessoas infetadas, a quem está em isolamento, “ou a quem mais precisa”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu