Termas de São Pedro do Sul crescem 30% nos primeiros cinco meses do ano

O presidente das Termas de São Pedro do Sul disse à agência Lusa que nos primeiros cinco meses de 2023 a estância registou um crescimento de 30% face a igual período do ano passado.

“Estamos a recuperar muito no termalismo terapêutico, que é o foco da nossa atividade, mas também no termalismo de bem-estar, onde temos grandes aumentos de frequentadores”, anunciou Victor Leal.

Um “crescimento de 30% nos primeiros cinco meses, face a igual período do ano passado”, que, no entender deste responsável, se deve a “um conjunto de fatores”, entre os quais o aumento do turismo no interior.

“Tem a ver com a descoberta do turismo no interior e o consecutivo aumento de turistas que o interior registou com a pandemia e no pós-pandemia, em que as pessoas querem procurar novas experiências”, justificou.

Mas também tem a ver com os tratamentos terapêuticos, “porque as pessoas estão a ter algum cuidado e a dar alguma ênfase ao seu bem-estar físico, à sua recuperação e a promover a sua saúde”.

As Termas de São Pedro do Sul, que têm “uma forte componente na saúde terapêutica, têm vindo a apostar no termalismo do bem-estar” e, no ano de 2022, “houve um aumento significativo” nesta nova vertente.

“Este ano, pelo menos nestes primeiro cinco meses, estão alinhados. O crescimento do termalismo terapêutico está alinhado com o termalismo do bem-estar, por incrível que pareça”, reconheceu Victor Leal.

Com o projeto que as Termas de São Pedro do Sul têm, que passa pela “requalificação quase total” do Balneário Rainha D. Amélia, num investimento de quatro milhões de euros, a expectativa é a de “ter ainda mais termalistas e diminuir a sazonalidade” termal.

“O termalismo terapêutico é muito sazonal, no verão, e o termalismo do bem-estar foi para combater a sazonalidade, para termos termalistas todo o ano e, neste sentido, a aposta está a resultar quer em termos de frequência quer em faturação”, admitiu.

Outro dos fatores de crescimento no termalismo terapêutico, adiantou, “também passa, sem dúvida alguma, pela reposição das comparticipações dos tratamentos por parte do Serviço Nacional de Saúde” (SNS), que “poderá vir a ser definitiva”.

“Nós sentimos que, cada vez mais, esta ligação ao SNS, aos médicos, à medicina de etimologia médica é um fator decisivo de crescimento desta área do termalismo terapêutico”, defendeu.

Victor Leal destacou ainda à agência Lusa que este crescimento nas termas, que emprega, atualmente, 155 pessoas e, no verão, “na época alta, deverá chegar aos 200” funcionários, é “extremamente importante” para a região.

“Toda esta atividade no interior, em áreas de baixa densidade, quer no termalismo como no turismo, tem repercussões muito positivas na região, quer no comércio local, na produção agrícola, hotelaria e serviços, como até fora do concelho”, apontou.

Ou seja, “tem um efeito multiplicador muito grande em toda a economia local e regional”, que não passa só pelo comércio e serviços, também tem repercussões no emprego.

“Procuramos cada vez mais mão-de-obra qualificada, tendo em conta a oferta diversificada das termas e a área de investigação, a procura por profissionais especializados é maior e mais qualificada”, rematou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu