Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser

OCUPAÇÃO DÍAS HÁBILES
11 a 30 de Setembro
Claustros do Mosteiro São Bento da Vitória

Durante duas semanas, Alfredo Martins e o Teatro Meia Volta e seus convidados ocupam os Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória com dois espetáculos, um filme, ao qual se seguirá uma conversa, e duas oficinas.

DÍAS HÁBILES. dias úteis. dias de trabalho.
descolonizar. (re)compor. experimentar. resistir. sentipensar.
imaginários. políticas. poesias. modernidades. porvires. respectivamente.

ENCONTRO DE ARGONAUTAS
Encontros
14 a 16 Setembro • 14h30-16h30

Convidam-se cidadãos estrangeiros residentes no Porto a partilharem connosco as suas experiências de viagem, chegada e integração. Os depoimentos dos participantes são registados em vídeo e integram a estrutura do espectáculo-debate NACIONAL-MATERIAL, PAISAGEM COM ARGONAUTAS.

NACIONAL-MATERIAL, PAISAGEM COM ARGONAUTAS
Espectáculo-Debate
20 a 23 Setembro • qua a sex 21h, sáb 19h

NACIONAL-MATERIAL, PAISAGEM COM ARGONAUTAS é um espectáculo-debate sobre imigração e integração de estrangeiros e seus descendentes nos países de acolhimento. Os espectadores são convidados a participar numa Assembleia onde se discute, simbolicamente, se Medeia, a estrangeira, pode permanecer em Corinto. Ensaia-se, aqui, uma Ágora, conquistando-se para o Teatro esta dimensão de debate e a possibilidade de testar os limites do poder do espectador no interior de um espectáculo. Tendo estreado em 2011 no TNDM II, este espectáculo conta já com uma longa carreira nacional e internacional, o que atesta a sua pertinência face à actualidade sociopolítica e, em particular, à recentíssima crise dos refugiados Africanos e do Médio Oriente.

EQUIPA DIRECÇÃO ARTÍSTICA – Alfredo Martins | CO-CRIAÇÃO E ESPAÇO CÉNICO – Alfredo Martins, Bernardo de Almeida, Cláudia Gaiolas, Ivo Serra, Luís Godinho, Margarida Carvalho | INTERPRETAÇÃO – Alfredo Martins, Bernardo de Almeida, Luís Godinho, Margarida Carvalho | VÍDEO – Ivo Serra | COPRODUÇÃO – teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, TNDM II, Festival Internacional de Teatro de Almada

TÁCTICAS E ESTRATÉGIAS DO URBANO
Oficina
16, 23 e 30 Setembro • 10h-12h30
(máx 15 participantes)

Convidamos todos os interessados a participar numa oficina que ensaie possibilidades de pensar e fazer a cidade e o urbano, com e para lá da tática. Pretende-se agenciar tanto o “urban commoning” tematizado pelas iniciativas sul-americanas (apresentadas em espectáculo e documentário) numa cidade, como o Porto, actualmente tomada por um processo de turistificação.

ORIENTAÇÃO – Rui Santos
INSCRIÇÕES GRATUITAS – http://bit.ly/oficinatáticaseestratégiasdourbano

DÍAS HÁBILES
Espectáculo-Ritual
27 a 30 Setembro • qua a sex 21h, sáb 19h

O passado colonial da América do Sul, os seus múltiplos regimes ditatoriais, os fortes contrastes sociais e a pressão exercida pelas grandes potências para exploração dos seus recursos naturais colocam os países deste subcontinente sob um estado contínuo de tensão, empurrando-os para uma constante renegociação de imaginários e processos de construção identitária. Este “orbis novus” a construir oferece-se como espaço de ensaio simultaneamente festivo e doloroso sobre modos outros de fazer e conhecer. Em 1940, os poetas argentinos Godofredo Iommi, Efraín Tomás Bo e Juan Raúl Young, juntamente com os brasileiros Gerardo Mello Mourao, Abdías do Nascimento e Napoleón Lopes Filho, formam “La Santa Hermandad de la Orquidea” e, sob o lema “Dante ou nada”, iniciam uma travessia da América do Sul pelo Rio Amazonas, tomando a poesia como instrumento de exploração e inauguração dos lugares diferenciais. Entre Março e Junho de 2015, Alfredo Martins e Rui Santos atravessaram parte do subcontinente sul-americano – Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Perú, Equador e Colômbia. Partindo da própria experiência do viajar, dos materiais recolhidos e de projectos de autogestão visitados, propõem-se pensar, em conjunto, as linhas de tensão e diálogo entre o político e o poético na praxis das “utopias concretas”. Ensaiando um espaço ritualizado de encontro com o público, o espectáculo DÍAS HÁBILES constrói-se como uma cerimónia, um acto colectivo de celebração. A viagem é homilia de paganismos seculares e múltiplos – pretexto de reflexão em torno de projectos poéticos de construção do comum. “Dante ou nada”, como um manifesto, um espaço da invenção, um jogo, a possibilidade de um diálogo intercontinental, pluriversal. A possibilidade da recuperação – a construção de utopias concretas – se imaginada uma outra possibilidade, atroz e difícil: a de uma morte civilizacional.

EQUIPA DIRECÇÃO ARTÍSTICA Alfredo Martins CO-CRIAÇÃO – Alfredo Martins e Rui Santos DESENHO DE LUZ – Cárin Geada e João Teixeira MÚSICA – João Pais Filipe (Percussões), Julius Gabriel (Electrónica e Sopros) VÍDEO – Paulo Américo COPRODUÇÃO – TMV, Teatro Nacional São João RESIDÊNCIAS DE CRIAÇÃO – O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), CasaLapa (Rio de Janeiro), Centro de Criação de Candoso (Guimarães), Centro d’Artes de Aljustrel

UM FILME DE MANOEL CONGO
Filme + Conversa
30 Setembro • 15h-17h
(antestreia)

Um dos projectos de auto-gestão visitados em 2015 por Alfredo Martins e Rui Santos foi a Ocupação Manoel Congo, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), no centro do Rio de Janeiro. Em 2016, voltam à Ocupação e, durante um mês, acompanham e filmam o seu dia-a-dia. Com este registo visual, espera-se dar continuidade ao debate em torno das possibilidades e limites da praxis autogestionária. Falar-se-á de (in)justiças socioeconómicas e ecológicas, de desobediência civil, de organização colectiva, de projectos e cosmovisões emancipatórias no século XXI; enfim, das ferramentas associadas à construção de territórios diferenciais, no Brasil de hoje, e no mundo.

PARTICIPAÇÃO – Moradores e trabalhadores das Ocupações Manuel Congo e Mariana Crioula; Alfredo Martins e Rui Santos | IDEIA E PESQUISA – Alfredo Martins e Rui Santos | IMAGEM E SOM – Alfredo Martins e Rui Santos | MONTAGEM E DESENVOLVIMENTO CONCEPTUAL – Helena Inverno | CO-PRODUÇÃO – Alfredo Martins e Rui Santos | APOIOS – teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Teatro Nacional São João, ISCTE-IUL, NARUA/UFF, FCT, CAPES, LapaCasa | AGRADECIMENTOS – Graça Cordeiro, Luciana Lago, Irene Mello, Renata Gonçalves, Alessandra Barreto, Ana Paula Baltazar, Pamela Jean Croitorou, Clovis Levi, Valéria Martins | AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A TODOS OS ENTREVISTADOS: Lurdinha, Elisete, Henrique, Ivanir, Cid, Edivaldo, Nádia, Júlia, Eduardo, Neide, Antônio, Celine, Jasmim, Angelita, Gião, Jaqueline, Zezé, Wilson, Vinicius, Gustavo, Augusto, Elaine, Elcy, Mónica, Viviane, Raquel, Alina

ESTRATÉGIAS PERFORMATIVAS DE EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Oficina
28 e 29 Setembro • 10h-12h30
dirigida a alunos e profissionais das artes performativas

Esta oficina procura explorar estratégias performativas de exploração do espaço público, experimentadas no contexto de projectos dirigidos por Alfredo Martins e também por outros artistas.

ORIENTAÇÃO – Alfredo Martins
INSCRIÇÕES GRATUITAS – http://bit.ly/oficinaestrategiasperformativasdeexploraçãodoespaçourbano

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Press_014_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS VAI CONTINUAR A MANTER AS TAXAS NO MÍNIMO EM BENEFÍCIO DIRETO DOS SEUS MUNÍCIPES. TAXAS MÍNIMAS NO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI) E NO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)
2
Press_013_Foto
PROJETO EDUCATIVO “COMER BEM, CRESCER FELIZ” REGRESSA ÀS ESCOLAS DO CONCELHO ESTE ANO LETIVO COM NOVAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE LITERACIA ALIMENTAR ESAÚDE NUTRICIONAL
3
DSC00041
Município de Sátão e CIM Viseu Dão Lafões inauguram via ciclável e promovem mobilidade sustentável na região
4
Camilo_Castelo_Branco_Comemoracoes_jan2025_III
Lamego vai celebrar os 200 anos de Camilo Castelo Branco

Artigos relacionados

ACERT TEATRO
Acordeao em espetaculo
post dois reis um sono copiar
Cantar_Janeiras_Se_2025_II
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press_014_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS VAI CONTINUAR A MANTER AS TAXAS NO MÍNIMO EM BENEFÍCIO DIRETO DOS SEUS MUNÍCIPES. TAXAS MÍNIMAS NO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI) E NO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)
Press_013_Foto
PROJETO EDUCATIVO “COMER BEM, CRESCER FELIZ” REGRESSA ÀS ESCOLAS DO CONCELHO ESTE ANO LETIVO COM NOVAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE LITERACIA ALIMENTAR ESAÚDE NUTRICIONAL
DSC00041
Município de Sátão e CIM Viseu Dão Lafões inauguram via ciclável e promovem mobilidade sustentável na região
Camilo_Castelo_Branco_Comemoracoes_jan2025_III
Lamego vai celebrar os 200 anos de Camilo Castelo Branco