Tâmega e Sousa pede ao Governo centros de rastreio na região

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM) pediu hoje ao Governo que a região seja dotada de centros de rastreio da covid-19 para pessoas referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde, segundo informou o agrupamento de municípios.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, refere-se que se pretende “aumentar a capacidade de resposta no combate à pandemia e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos de infeção aos hospitais”, num território com cerca de 520 mil habitantes.

O pedido daquele agrupamento de municípios ocorreu na sequência de uma reunião, realizada na quinta-feira, por videoconferência. Nos trabalhos participaram os autarcas dos 11 municípios da CIM do Tâmega e Sousa, da Câmara de Paredes (Área Metropolitana do Porto) e de representantes da Administração Regional de Saúde do Norte.

“A existência de centros de rastreio da covid-19 no Tâmega e Sousa ganha particular relevância numa altura em que assistimos a um novo fluxo milhares de pessoas oriundas, entre outros, de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suíça e Andorra”, lê-se no comunicado.

A região do Tâmega e Sousa integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende. O vizinho município de Paredes, da Área Metropolitana do Porto, tem o hospital de Penafiel como unidade de saúde de referência.

Informa-se, também, que a CIM está a tentar a aquisição de equipamento de proteção individual para ser disponibilizado às unidades de saúde, misericórdias e instituições privadas de solidariedade social, bombeiros e proteção civil e municípios.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram e mais de 89.000 recuperaram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O boletim divulgado pela DGS assinalava 7.732 casos suspeitos até quinta-feira, dos quais 850 aguardavam resultado laboratorial.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia