Sioslife e Medtronic assinalam Dia Internacional do Idoso com sessão sobre Estenose Aórtica

Para assinalar o Dia Internacional do Idoso, que se celebra a 1 de outubro, a Sioslife, que oferece soluções tecnológicas para que os idosos tenham acesso a comunicação, assistência e entretenimento de forma simples, interativa e rápida, e a Medtronic, uma das maiores empresas globais em tecnologia, serviços e soluções médicas, vão organizar uma sessão de esclarecimento online sobre Estenose Aórtica. Este webinar será transmitido em direto, às 14h30 do dia 1 de outubro, a partir das redes sociais da Sioslife (FacebookYoutube) e nos sistemas interativos disponíveis em 361 instituições para mais de 5.000 utilizadores seniores.

Nas plataformas Sioslife estão ainda disponíveis conteúdos que contêm explicações sobre o que é a estenose aórtica e quais as consequências, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos desta doença. Podem ainda ser vistas histórias de doentes, que foram diagnosticados e receberam tratamento, contadas na primeira pessoa.

“A Estenose Aórtica é uma das doenças mais comuns das válvulas do coração e afeta cerca de 32 mil portugueses, principalmente acima dos 70 anos, sendo considerada uma ‘doença do idoso’, alerta o Professor Lino Patrício, cardiologista de intervenção no Centro de Responsabilidade Cérebro-cardiovascular do Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Quando há uma estenose, a válvula aórtica não abre completamente e vai ficando cada vez mais estreita, impedindo o fluxo normal do sangue. Acaba por limitar as capacidades dos afetados e a sua qualidade de vida, sendo uma doença que pode ser fatal se não for detetada a tempo.

Além disto, pode ser silenciosa ou com sintomas que são usualmente associados à idade avançada dos afetados, como fadiga, cansaço, dor no peito ou perda de consciência. Perante sintomas invulgares, é fundamental procurar precocemente um especialista, que poderá realizar um diagnóstico atempado e adotar o tratamento adequado, evitando consequências mais graves.

“Tal como todos se juntaram para proteger os idosos durante a pandemia, é crucial manter esta atitude em relação à Estenose Aórtica e aos tratamentos minimamente invasivos”, reforça o especialista.

O tratamento passa pelo implante de uma nova válvula cardíaca. Isto pode ser feito de duas formas: cirurgia convencional, ou de peito aberto, ou de tratamento percutâneo (TAVI), que consiste na realização de uma técnica minimamente invasiva. Realizado pela via femoral (através da virilha), esta técnica reduz o nível invasivo do tratamento para os doentes, que são maioritariamente idosos, uma população que apresenta naturalmente maior risco para uma cirurgia mais invasiva.

O objetivo desta iniciativa passa por sensibilizar os idosos e os seus familiares para a importância de estarem atentos aos principais sintomas desta doença, munindo-os de conhecimentos aprofundados sobre esta.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia